book_icon

Como evitar quebras na cadeia produtiva

Impactos podem ser causados em qualquer etapa da produção ou logística, independentemente da causa ou complexidade das quebras

Como evitar quebras na cadeia produtiva

As quebras na cadeia produtiva são um dos fatores que podem impactar o fornecimento e o desempenho operacional das empresas que precisam exportar ou importar. Apesar de envolverem muitos fatores externos, como causas naturais, pandemias, questões políticas e guerras, é possível mitigar os riscos e reduzir impactos na produção.

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex — empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end, ajudando gestores a planejar, monitorar e automatizar o seu Supply Chain —, nem todos os cenários são tão imprevisíveis que não possam fazer parte de um plano de ação. “Cenários macroeconômicos, por exemplo, podem ser analisados previamente, assim como questões relacionadas à tecnologia, como um vazamento de Dados causado por falta de manutenção ou o uso de soluções seguras”, avalia.

Existem soluções digitais que auxiliam no acompanhamento logístico da sua operação tornando o processo mais seguro 

Segundo Hofstatter, quando a empresa investe em planejamento adequado consegue tomar decisões com mais agilidade e assertividade. “É fundamental a empresa manter um gerenciamento de risco efetivo para evitar quebras na cadeia, assim como criar planos de ação a partir de eventos passados”, afirma.

O CEO da Logcomex dá as seguintes sugestões para um plano prévio que evite quebras na cadeia produtiva:

Mapeie sua cadeia de suprimentos com rastreabilidade
 “Crie procedimentos formais com o fluxo operacional, mapeando e rastreando toda sua cadeia de fornecimento. Existem soluções digitais que auxiliam no acompanhamento logístico da sua operação tornando o processo mais seguro”.

Diversifique seus fornecedores e parceiros de fabricação
Segundo o CEO da Logcomex, é importante estar atento ao mercado e criar relacionamentos comerciais com mais de um fornecedor, principalmente no mercado internacional.

Automatize suas operações e continue a buscar novas tecnologias
 A automatização de processos é fundamental para reduzir a margem de erros humanos e agilizar tomada de decisões. “O LogManager, por exemplo, é uma solução desenvolvida pela Logcomex que visa o planejamento, monitoramento e redução de custo da sua operação com visibilidade em toda sua logística”, explica Hofstatter.

Serviço
www.logcomex.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.