book_icon

Estudo da ISG mostra crescimento robusto da Nuvem híbrida no Brasil

O relatório 2023 ISG Provider Lens Private/Hybrid Cloud – Data Center Services para o Brasil revela que as empresas estão adotando plataformas de hospedagem gerenciadas juntamente com Nuvem pública

Estudo da ISG mostra crescimento robusto da Nuvem híbrida no Brasil

Enfrentando o duplo desafio de fornecer maior conectividade e segurança de seus Data Centers locais, um número crescente de empresas no Brasil está adotando arquiteturas híbridas, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pela Information Services Group (ISG ), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório 2023 ISG Provider Lens Private/Hybrid Cloud – Data Center Services para o Brasil revela que as empresas brasileiras estão se voltando para plataformas de hospedagem gerenciadas que oferecem uma experiência semelhante à Nuvem, juntamente com tecnologia robusta e hiperconectividade à Nuvem pública. Uma expectativa crescente de hiperconectividade de clientes e empresas levou a uma alteração na arquitetura híbrida, diz o relatório da ISG.

As preocupações com a soberania de dados, controle de acesso a dados, privacidade e conformidade são mais prontamente abordadas no ambiente de hospedagem gerenciada

“Mais provedores de serviços brasileiros estão entrando no mercado de hospedagem gerenciada”, disse Bernie Hoecker, sócio, líder de Transformação de Nuvem Corporativa da ISG. “Aqueles que estão focados em serviços de Nuvem privada estão mostrando um crescimento mais robusto do que aqueles focados em serviços de Nuvem pública”, observou.

De acordo com o relatório da ISG, muitas empresas que migraram para a Nuvem pública com pressa de reduzir custos perceberam posteriormente que algumas cargas de trabalho poderiam ser processadas com mais eficiência em ambientes de hospedagem ou colocation. Do ponto de vista empresarial, há vários motivos para mudar de Nuvens públicas para Nuvens privadas, principalmente para empresas no Brasil, diz o relatório.

Enquanto as Nuvens públicas são precificadas em dólares e estão alinhadas com os custos globais de infraestrutura, a hospedagem gerenciada é precificada em reais e está alinhada com os custos incorridos no Brasil. Uma mudança na paridade da moeda de 2020 para 2022 criou uma diferença de preço que tornou a hospedagem gerenciada mais competitiva no Brasil, diz a ISG.

Além disso, de acordo com o relatório da ISG, a Nuvem pública usa um modelo de preços granular que facilita o gasto excessivo, enquanto uma plataforma gerenciada oferece esquemas de preços simplificados que são mais fáceis de entender e controlar. Por fim, as preocupações com a soberania de dados, controle de acesso a dados, privacidade e conformidade são mais prontamente abordadas no ambiente de hospedagem gerenciada, diz o relatório.

“As Nuvens híbridas podem realmente oferecer o melhor dos dois mundos”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global da ISG Provider Lens Research. “Eles permitem que as empresas aproveitem os recursos das plataformas de Nuvem pública sem a necessidade de transferir todos os seus dados para um Data Center de terceiros”, observou.

O relatório também examina como mais provedores estão oferecendo AIOps e FinOps nas Nuvens para integrar automação e controle financeiro em uma única plataforma.

O relatório 2023 ISG Provider Lens Private/Hybrid Cloud – Data Center Services para o Brasil avalia as capacidades de 43 provedores em quatro quadrantes: Managed Services for Large Accounts, Managed Services for Midmarket, Managed Hosting e Colocation Services.

O relatório aponta Edge UOL e Equinix como Líderes em três quadrantes cada, enquanto Kyndryl, Matrix, TIVIT e T-Systems são apontadas como Líderes em dois quadrantes cada. Accenture, Ascenty, Capgemini, Claranet, Dedalus, EVEO, HostDime, Logicalis, Nextios, Scala Data Centers, Skymail, Under e Wipro são nomeados líderes em um quadrante cada.

Além disso, inovTI, Takoda e V8.Tech são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em um quadrante cada.

Serviço
www.isg-one.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.