book_icon

Estudo da 5G Americas divulga novos dados sobre redes 5G Não Terrestres

A 5G NTN oferece acesso a redes sem fio de alta velocidade em áreas remotas, utilizando satélites para acessar a rede móvel e oferecer serviços móveis aos usuários em terra

Estudo da 5G Americas divulga novos dados sobre redes 5G Não Terrestres

Redes 5G podem se beneficiar de satélites porque representam uma forma de ampliar cobertura e resolver casos de uso mais complexos. A 5G Americas, entidade que representa a tecnologia 5G nas Américas e além, divulgou seu relatório “Atualização de Redes 5G Não Terrestres”, com novos dados sobre a evolução de parcerias e tecnologias na integração de redes não terrestres com redes 5G. A publicação continua o caminho iniciado por outro relatório sobre o mesmo assunto.

“O 5G tem muito potencial e a integração de elementos não terrestres com redes celulares sem fio que adotam padrões 3GPP deve habilitar muito mais cobertura e abrir a possibilidade de atender novos casos de uso”, disse Chris Pearson, presidente da 5G Americas.

A evolução de NTN e 5G promete muito para o futuro e esse fator, em conjunto com suas sinergias, deve viabilizar um novo patamar de conectividade

Em meados de 2023, as Redes Não Terrestres (Non-terrestrial Networks – NTN) estão crescendo com várias estratégias técnicas e comerciais. A 5G NTN oferece acesso a redes sem fio de alta velocidade em áreas remotas, utilizando satélites para acessar a rede móvel e oferecer serviços móveis aos usuários em terra.

O relatório “Atualização de Redes 5G Não Terrestres” analisa o crescente ecossistema de provedores e as parcerias entre fornecedores de serviços NTN e operadoras celulares terrestres. O relatório também destaca as constelações de satélites operando em três domínios chaves: serviços de Internet e banda larga, conectividade para a Internet das Coisas e aplicativos Direto-para-Celular.

Alguns dos tópicos que o relatório da 5G Americas aborda incluem:

– O status atual das redes NTN

– Uma atualização sobre os paradigmas de arquitetura

– Padronização de 5G NTN pela 3GPP

– Suporte NTN para Novo Rádio (NR) e IdC no Release 17

– Avanços em NTN com o 3GPP Release 18

– O potencial de novos serviços com a solução 3GPP NTN

– Atividades da Comissão Federal de Comunicação em relação à NTN

– Recomendações & conclusões

“A atual integração de NTN como smartphones 3GPP abre o caminho para grandes avanços em padrões 5G NTN. A evolução dos padrões 3GPP tem muito potencial de ampliar a eficiência e as capacidades de satélites LEO e criar grandes oportunidades para ecossistema 5G NTN emergentes. Esses avanços devem revolucionar o cenário das comunicações terrestres com um novo patamar de confiabilidade, o que deve reduzir a lacuna digital e proteger vidas em cenários difíceis, além de otimizar cadeias de suprimentos globais”, comentou Luiz Abud, Chefe de Negócios e Parcerias Emergentes da Nokia.

“A convergência de avanços tecnológicos com a emergência de companhias espaciais no setor privado revolucionou a indústria de satélites, reduzindo o custo de lançamentos e permitindo e construção de ‘mega constelações’ de milhares de satélites”, explicou Karri Kuoppamaki, vice-presidente sênior de Desenvolvimento e Estratégia de Tecnologias de Rede para a T-Mobile US. “Esses sistemas avançados estão oferecendo acesso a serviços de banda larga de alto desempenho, mesmo em regiões mais remotas, e evoluindo para apoiar comunicações diretas com smartphones existentes. A evolução de NTN e 5G promete muito para o futuro e esse fator, em conjunto com suas sinergias, deve viabilizar um novo patamar de conectividade”, finalizou.

Serviço
www.5gamericas.org

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.