book_icon

Sistema da Minsait controla rede elétrica de um país na Nuvem

O novo SCADA PRISM será implementada na infraestrutura de Nuvem da AWS e está sendo desenvolvido em conjunto com a Energuate, concessionária de eletricidade da Guatemala

Sistema da Minsait controla rede elétrica de um país na Nuvem

A Minsait, uma empresa da Indra, especializada em Transformação Digital e Tecnologia da Informação, anunciou a implementação do primeiro sistema SCADA do mundo que permitirá a operação e o monitoramento das infraestruturas críticas de toda a rede elétrica de um país a partir da Nuvem. O projeto, exibido durante o 2023 AWS Summit Madrid, está sendo desenvolvido em conjunto com a Energuate, concessionária de eletricidade da Guatemala e a maior da América Central, e facilitará a detecção mais rápida, precisa e de baixo custo de incidentes no serviço de eletricidade.

Tudo isso graças à atualização do sistema SCADA PRISM da Minsait ACS, unidade da Minsait nos Estados Unidos, com uma versão de última geração, que será implementada na infraestrutura de Nuvem da Amazon Web Services (AWS). O novo SCADA PRISM incorpora as melhores práticas em design de experiência do usuário (UX) e gerenciamento de informações críticas para supervisão e controle do status operacional dos diferentes elementos da rede de distribuição de eletricidade da Guatemala, que conta com cerca de 80 mil quilômetros de extensão e fornece serviços de eletricidade para mais de 2,2 milhões de clientes.

A implementação desse tipo de solução em Nuvem reduzirá os custos de investimento inicial e de atualização da infraestrutura em até 50%

A nova versão do sistema melhora significativamente os tempos de resolução de incidentes, graças à identificação mais rápida de anomalias nos ativos e ao diagnóstico simplificado. Ela incluirá representações claras e intuitivas do status da rede, além de informações contextuais adicionais, capazes de aumentar a produtividade do operador.

Outra contribuição importante será a possibilidade de incorporação de tecnologias avançadas de análise e Inteligência Artificial (IA) para facilitar o aprendizado e o aprimoramento contínuo na tomada de decisões, gerando um impacto positivo na redução dos tempos de interrupção e nos índices de qualidade do serviço.

Redução de 50% nos custos de infraestrutura

A Minsait ACS está trabalhando com a AWS para estabelecer o dimensionamento e a especificação da infraestrutura de nuvem que permitirá à Energuate implementar rapidamente a infraestrutura tecnológica necessária, possibilitando a alocação automática de recursos e transformando os custos fixos em custos variáveis, por meio do pagamento baseado no consumo.

A implementação desse tipo de solução em Nuvem reduzirá os custos de investimento inicial e de atualização da infraestrutura em até 50%. Além disso, também facilitará a operação de infraestruturas críticas sob os mais altos padrões de segurança e privacidade de dados, protegendo informações, identidades, aplicativos e dispositivos.

Outros benefícios da solução fornecida pela Minsait ACS são as reduções tanto da atividade no local, durante a execução de projetos, quanto dos custos de treinamento, graças à arquitetura do sistema e à nova experiência do usuário. O sistema também é altamente escalável, permitindo sua utilização em distribuidores de diferentes dimensões.

Serviço
www.minsait.com/pt

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.