book_icon

Ericsson e MediaTek batem recorde de uplink em acesso sem fio fixo

Esta é uma ótima notícia para usuários de acesso sem fio fixo (FWA) que podem se beneficiar de velocidades de upload e capacidade muito maiores

Ericsson e MediaTek batem recorde de uplink em acesso sem fio fixo

Com base em marcos recentes, a Ericsson e sua parceira de chipset MediaTek mais uma vez elevaram o nível de velocidade de uplink da indústria com uma taxa de transferência recorde de 565 Mbps. Esta é uma ótima notícia para usuários de acesso sem fio fixo (FWA) que podem se beneficiar de velocidades de upload e capacidade muito maiores.

A velocidade recorde de upload de 565 Mbps foi alcançada combinando dois recursos de software da Ericsson – uplink de usuário único, entrada múltipla, saída múltipla (SU-MIMO) e agregação de portadora de uplink – na plataforma MediaTek T830 CPE com três antenas de transmissão (3Tx).

Para esta demonstração, uma banda de 2,1 GHz FDD (frequency division duplex) foi combinada com uma banda de 3,5 GHz TDD (time division duplex).

Prevê-se que as conexões FWA atinjam 300 milhões em 2028, de 107 milhões em 2022. Em 2028, estima-se que o 5G represente quase 80% de todas as conexões FWA, de acordo com a última edição do Ericsson Mobility Report

Esta não é a primeira vez que a dupla alcançou tal marco em testes de desempenho de uplink. O que diferencia esse teste é seu foco no FWA, que se beneficiaria muito da combinação de Uplink SU-MIMO com Uplink Carrier Aggregation no espectro FR1, onde FR1 significa Frequency Range, o espectro 5G mais comumente implementado globalmente. Essa combinação é especialmente atraente para provedores de serviços FWA, uma vez que as restrições de potência de saída do dispositivo e a colocação de componentes de radiofrequência adicionais são simplificadas para dispositivos FWA com fator de forma maior em contraste com smartphones.

“Este último marco com a MediaTek prova que nós da Ericsson estamos continuamente inovando e alavancando novas tecnologias para oferecer a melhor experiência de usuário 5G possível. Com esta oferta de solução mais recente, assinantes de acesso sem fio fixo, consumidores e empresas podem se beneficiar de velocidades de upload mais altas para aplicativos com muitos dados, como jogos em Nuvem e Realidade Estendida. Estamos oferecendo soluções de alto desempenho para o crescente mercado de acesso sem fio fixo”, disse Sibel Tombaz, chefe da linha de produtos 5G RAN da Ericsson.

“Aprimorar o desempenho do uplink é uma vantagem essencial para os dispositivos 5G FWA usados ​​pelas empresas, e esse avanço tecnológico ampliará ainda mais a vantagem do 5G CPE em relação aos serviços de banda larga baseados em linha. Nossa colaboração com a Ericsson provou nossas capacidades técnicas combinadas para superar os limites anteriores, aprimorando o desempenho e a eficiência da rede, abrindo novas possibilidades para provedores de serviços e consumidores desfrutarem de serviços de dados 5G mais rápidos e confiáveis”, comentou HC Hwang, gerente-geral de Sistema de Comunicação Sem Fio e Parceria da MediaTek.

Embora o foco nos aplicativos tenha sido tradicionalmente pesado no downlink, o desempenho no uplink sempre foi um fator importante. O uplink pode ter um impacto significativo no tempo até o conteúdo. Um uplink limitado pode diminuir o tempo para conteúdo em muitos sites populares, o que afeta negativamente a experiência dos assinantes do FWA.

Acertar no uplink requer uma solução altamente sintonizada e personalizada que inclua uma combinação de sistemas de hardware e software, incluindo rádio e antena integrados que enviam e recebem sinais de rádio; os processadores de banda base; e os algoritmos de software que mantêm tudo funcionando com alto nível de desempenho. É por isso que testes de interoperabilidade como este com parceiros do ecossistema são fundamentais para garantir a melhor experiência de usuário possível.

No caso do acesso sem fio fixo, provou ser uma história de sucesso do 5G, com o número de implementações aumentando rapidamente. Prevê-se que as conexões FWA atinjam 300 milhões em 2028, de 107 milhões em 2022. Em 2028, estima-se que o 5G represente quase 80% de todas as conexões FWA, de acordo com a última edição do Ericsson Mobility Report. Até o momento, mais de 100 provedores de serviços de comunicação (cerca de 40% dos provedores de serviços FWA) oferecem FWA sobre 5G.

Serviço
www.ericsson.com
www.mediatek.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.