book_icon

Prazo final para inscrições no Programa de Capacitação Tecnológica da PUC-Campinas

Programa, que atraiu centenas de pessoas na primeira chamada, busca suprir uma lacuna de mercado nas áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Segurança Cibernética

Prazo final para inscrições no Programa de Capacitação Tecnológica da PUC-Campinas

O Programa de Capacitação com Residência Tecnológica desenvolvido por meio de uma parceria entre PUC-Campinas e CPQD entrou no período final de inscrições. O prazo para receber os cadastros vai até o dia 18 de julho, com aulas iniciando em 1º de agosto, de forma online. Em junho, as instituições decidiram abrir uma segunda chamada para fazer parte do Programa, já que a proposta apresentou grande procura no lançamento, na primeira edição, considerada um sucesso pelas duas instituições. É uma nova oportunidade para que estudantes e profissionais que tenham interesse nas áreas de Inteligência Artificial e Internet das Coisas iniciem, de forma gratuita, uma jornada completa em um ramo de alta procura no mercado.

O objetivo é preparar e capacitar estudantes universitários de cursos relacionados a tecnologia, bem como profissionais com interesse em IA, IoT e Segurança Cibernética, mas sem experiência prévia 

Entre os inscritos, 162 serão selecionados para participar, sem custo algum, de cursos no modelo de Capacitação Teórica de Visão Computacional, Ciência de Dados e Machine Learnig. Em março deste ano, o primeiro grupo, formado por 160 estudantes, iniciou o processo teórico. A nova seleção vai ampliar as vagas para a capacitação teórica, tida como a primeira fase do Programa.

Finalizada a parte teórica, os inscritos passarão por uma banca avaliadora, a qual selecionará 80 estudantes para seguir para a prática, no CPQD, com acompanhamento dos especialistas da PUC-Campinas. Nesta etapa, será disponibilizada uma bolsa de R$ 1.725,00 para subsidiar a formação do participante. As 20 horas semanais do processo serão divididas entre o treinamento presencial e o online. Neste modelo híbrido, que tem duração de nove meses, parte dos estudantes será bolsista do CPQD no período da manhã (das 8h às 12h), e parte, à tarde (das 13h às 17h). Aos selecionados para a atuação prática, será disponibilizada uma bolsa para subsidiar a formação.

O Programa
A iniciativa é um Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), o qual tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é coordenado pela Softex, empresa de desenvolvimento, inovação e Transformação Digital. O objetivo é preparar e capacitar estudantes universitários de cursos relacionados a tecnologia, bem como profissionais com interesse em IA, IoT e Segurança Cibernética, mas sem experiência prévia nessas áreas.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.