A Salesforce pesquisou mais de 4 mil funcionários de escritório em tempo integral como parte de sua série de pesquisa sobre o uso de IA generativa, descobrindo que, embora 54% dos funcionários acreditem que a IA generativa avançará em suas carreiras, 62% dizem que não têm as habilidades para usar a tecnologia de maneira eficaz e segura. Esses dados seguem uma pesquisa recente que constatou que apenas 1 em cada 10 trabalhadores globais possui habilidades gerais de IA sob demanda. O estudo também indica que, embora os trabalhadores queiram aprender e esperam que suas empresas ofereçam oportunidades de qualificação, os empregadores geralmente ficam aquém das expectativas.
Os entrevistados acreditam que a IA generativa transformará seu papel na empresa. De fato, 62% dizem que a IA generativa exigirá um novo conjunto de habilidades no trabalho e 56% dizem que a tecnologia transformará completamente seu papel.
Com a ajuda da IA generativa, os trabalhadores dizem que podem se concentrar no trabalho estratégico e economizar tempo. Segundo a pesquisa, 65% acreditam que a IA generativa permitirá que eles se concentrem em um trabalho mais estratégico. Os trabalhadores acreditam que a IA generativa economizará cinco horas por semana – o equivalente a um mês por ano para trabalhadores em tempo integral – no trabalho.
Embora os trabalhadores estejam otimistas sobre o potencial da IA generativa, eles não têm o know-how para aproveitar ao máximo essa tecnologia em rápida evolução:
– 40% dizem que não sabem como usar efetivamente a IA generativa no trabalho.
– 43% dizem que não sabem como aproveitar a IA generativa usando fontes de dados confiáveis e mantendo os dados próprios seguros.
– 53% não sabem como obter o máximo valor da IA generativa.
Especificamente, os trabalhadores dizem que não possuem os conjuntos de habilidades necessários para usar a IA generativa:
– 62% dos trabalhadores dizem que não têm as habilidades para usar a IA generativa de maneira eficaz e segura.
– 70% dos líderes de negócios não acreditam que suas equipes tenham as habilidades para usar a IA generativa de maneira eficaz e segura.
Os trabalhadores querem aprender e estão buscando orientação em suas empresas, mas os empregadores estão deixando a desejar. Dois em cada três trabalhadores (67%) esperam que seu empregador ofereça oportunidades para aprender a usar IA generativa, mas quase a mesma quantidade (66%) diz que seu empregador não oferece treinamento na tecnologia.
Os líderes empresariais veem claros incentivos de economia de custos para fechar a lacuna de habilidades de IA generativa:
– 82% dos líderes empresariais dizem que a IA generativa reduzirá os custos gerais dos negócios.
– 80% dos líderes empresariais dizem que a IA generativa aumentará a receita.
“A IA generativa apresenta grandes oportunidades para empresas e trabalhadores. No entanto, à medida que a IA se torna mais comum no local de trabalho, a lacuna de habilidades continuará a aumentar”, disse Ann Weeby, vice-presidente sênior da Trailhead da Salesforce. “As empresas têm a responsabilidade de democratizar o acesso às habilidades e treinamento necessários para fechar a lacuna de habilidades de IA”, completou.
“A IA tem o potencial de transformar empregos em todos os setores e especialidades”, disse Brent Hyder, presidente e diretor de Pessoal da Salesforce. “Os empregadores devem antecipar esses tipos de mudanças tecnológicas sísmicas e fornecer recursos e treinamento para garantir o sucesso de seus funcionários, clientes e, finalmente, de seus negócios”, concluiu.
Serviço
www.salesforce.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo