book_icon

Inteligência Artificial na indústria 4.0: a revolução é aliada de empresas e pessoas

A inteligência Artificial (IA) é a nova revolução da era da tecnologia. Provocou mudanças na sociedade que incluem desde as pesquisas do dia a dia no Google, passando pela comunicação com chatbots, até a transformação das relações de trabalho e do próprio universo corporativo.

De acordo com dados da Statista, o número de contratações no Brasil em 2020 para cargos relacionados à IA foi 3,4 vezes maior em comparação a 2016. Na indústria, essa relação pode ser ainda mais complexa, trazendo benefícios para todo o ecossistema de produção. Boa parte dos processos industriais ainda demanda intervenção humana e a Inteligência Artificial no setor é algo que já vem revolucionando essa lógica.

O objetivo da IA na área é ajudar na tomada de decisões e automatizar os processos, tornando a operação mais veloz e eficaz, o que impacta diretamente a ponta da entrega. Esse conceito é o que viabiliza a chamada indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial.

O modelo engloba a utilização em conjunto de diferentes tipos de tecnologias, como a computação em Nuvem e a robótica, mesclando suas funcionalidades com o intuito de aumentar a capacidade industrial. A IA ainda vai além: por meio dessa inovação, é possível desenvolver mecanismos capazes de raciocinar e agir como pessoas.

Com essas plataformas, torna-se viável contar com máquinas inteligentes e equipamentos que possuem recursos próprios para “conversar” com outros sistemas da companhia. Desse modo, o segmento pode desenvolver práticas fabris mais eficientes.

Trata-se de um método que objetiva melhorar os resultados econômicos e produtivos da indústria. Além disso, com menos intervenção humana, os erros são amenizados, os colaboradores têm mais segurança no dia a dia de trabalho, mais tempo para focar em atividades estratégicas e ferramentas para crescer.

Hoje, existem empresas especializadas em criar projetos de IA para o setor industrial, sobretudo com foco em gestão e previsão de demanda. São soluções com algoritmos que ajudam a calcular situações precisas e a entender os condicionantes de mercado, permitindo tomar melhores decisões, além de prever riscos com maior precisão.

A partir do entendimento da dinâmica de demanda de produtos pelo mercado por meio do uso da Inteligência Artificial, o gestor de planejamento estratégico consegue:

Estimar o volume a ser vendido no próximo mês ou ano.

Fazer previsão de vendas por categorias.

Fazer previsão de venda por canal, seja ele online ou offline.

Garantir que a indústria tenha capacidade suficiente para atender à demanda esperada.

Evitar problemas como excesso de estoque ou escassez de produtos.

Criar cenários alternativos para antecipar riscos e oportunidades para o negócio.

Sendo assim, a companhia consegue tomar decisões estratégicas baseando-se em:

Insights sobre o desempenho passado do produto.

Tendências de mercado.

Sazonalidade.

Comportamento do consumido.

Dados econômicos e climáticos.

A utilização da IA na indústria veio para ficar e, se aliada à inteligência humana, pode se tornar um diferencial competitivo de peso.

Em um segmento forte, responsável por cerca de 20% do PIB nacional, o que representa aproximadamente R$ 1,5 trilhão, a digitalização atrelada à valorização dos colaboradores pode ser crucial, tanto para os negócios como para a economia do País. Na indústria 4.0, a Inteligência Artificial é parceira da equipe e tem a missão de otimizar o trabalho, trazendo mais eficiência e velocidade para pessoas e empresas.

Por Bruno Rezende, CEO da 4intelligence.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.