book_icon

Navegam, startup de logística fluvial, adota SAP Business One

Navegam busca obter uma gestão mais assertiva com o ERP

Navegam, startup de logística fluvial, adota SAP Business One

Quem ainda não visitou o Amazonas, precisa conhecer. Considerado o maior estado do Brasil, sua capital, Manaus, possui o quinto maior PIB do País. Tendo em vista sua vasta área territorial, a região utiliza como principal meio de transporte, seja de pessoas ou serviços, o sistema fluvial – algo que demanda logística e controle efetivos. Diante disso, a Navegam, uma startup especializada na gestão dessas embarcações, preocupada em garantir ainda mais eficiência em seus serviços, acaba de adotar o SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto será conduzido pela H&CO.

Fundada em 2018, a Navegam surgiu com o propósito de trazer mais agilidade e eficiência ao sistema fluvial do Amazonas. A empresa iniciou suas atividades, à princípio, automatizando a venda de passagens fluviais e evoluiu para a prestação de serviços para acompanhamento logístico rodoviário. Atualmente, a startup também atua no Pará e em Rondônia, sendo o seu maior diferencial levar digitalização e tecnologia aos meios de transporte de pessoas e cargas na região Norte.

Além dos desafios de aplicar uma logística que abranja todos os municípios no Amazonas, a empresa também enfrentava os desafios de uma gestão assertiva, considerando que a parte administrativa dessas embarcações era presa a métodos ineficazes de controle 

Contudo, além dos desafios de aplicar uma logística que abranja todos os municípios no Amazonas, a empresa também enfrentava os desafios de uma gestão assertiva, considerando que a parte administrativa dessas embarcações era presa a métodos ineficazes de controle. Diante desse cenário, a empresa saiu em busca de uma solução que os auxiliasse nessa jornada, como explica Geferson Oliveira, CEO da Navegam. “Desenvolver métodos logísticos para os negócios no Amazonas é algo que difere das demais regiões do país. Tendo em vista as peculiaridades do estado, sentimos a necessidade de integrar em nossos serviços uma ferramenta que se encaixasse perfeitamente nesse contexto”, diz.

Assim, a empresa não teve dúvidas e escolheu o SAP Business One, por ser o sistema que se enquadrou nos critérios buscados. “Escolhemos a solução da SAP levando em conta sua alta referência do mercado. Além do software ter embarcado em suas funcionalidades as melhores práticas de gestão, também nos dá mais credibilidade perante clientes e fornecedores, nos consolidando como a primeira startup na região Norte a utilizar esse ERP”, destaca o CEO.

Alexandre CarmoUma vez definido o condutor, era hora de escolher quem seriam os tripulantes da embarcação. A selecionada foi a H&CO, parceira global da SAP que, desde o princípio, entendeu o que o negócio precisava, como explica Alexandre Carmo, diretor de novos negócios da Navegam. “Estamos felizes em dar início a essa jornada de implementação tendo o apoio da H&CO. A equipe buscou, antes de tudo, entender quais eram as nossas necessidades para desenvolver o projeto de forma assertiva, o que nos transmitiu ainda mais confiança”, enfatiza.

Para Cássio Menezes dos Santos, gerente de vendas da H&CO, o projeto é motivo de grande alegria. “Ficamos felizes em estabelecer essa parceria com a Navegam, sendo essa uma excelente oportunidade para explorarmos novos formatos de negócios, como é o caso do Amazonas. Além disso, o fato de estarmos implantando o SAP Business One em uma startup é mais uma demonstração de que a ferramenta está voltada cada vez mais para as empresas em crescimento”, diz.

O projeto, que está em desenvolvimento, será divido em algumas fases. À princípio, a Navegam está realizando todo o backoffice da parte financeira e contábil, a fim de eliminar gargalos, garantir mais transparência e expandir novas oportunidades. “Com o apoio do SAP Business One, iremos aumentar a nossa credibilidade para os investidores, bem como agregar valor conforme o crescimento da nossa startup. Além disso, pretendemos explorar outras verticais da ferramenta, trazendo as perspectivas dos negócios da região e integrá-la aos nossos serviços, potencializando ainda mais o seu alcance”, pontua o diretor de novos negócios.

E, do que depender da Navegam, as expectativas não param por aí. Até 2025, a empresa tem como meta atingir toda a região Norte e triplicar os índices de faturamento, que já dobram a cada ano. “Mais do que ter números exorbitantes, temos a compreensão de que precisamos ter uma estrutura gerencial alinhada. Por isso, somando a aquisição dessa ferramenta e o apoio da H&CO, temos mais do que garantido que teremos todo o suporte necessário para esse salto”, finaliza o CEO da Navegam.

Serviço
www.hco.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.