book_icon

DevOps como papel estratégico nos negócios

Prática conhecida como DevOps cria uma cultura colaborativa no departamento de TI, impulsionando o desempenho de todos os membros da equipe
DevOps como papel estratégico nos negócios

No mercado, é possível notar uma tendência de líderes que buscam a fórmula perfeita para fazer o fluxo de trabalho de diferentes equipes funcionar em sintonia. Muitos tentam desenvolver suas próprias técnicas para alavancar o desempenho do time, mas alguns não sabem nem por onde começar. Para Marcos Damasceno, diretor de Consultoria e Soluções da Micro Focus Brasil, o DevOps é a solução estratégica para os negócios aliados a equipe.

Pesquisa do portal Tech Pro Research aponta que 77% das empresas reduziram o tempo entre o processo de disponibilização de um software para o usuário final e 69% delas conquistaram aumento nos níveis de produtividade

Nos últimos anos, é possível observar que muitos gestores têm optado por alinhar os seus times de desenvolvimento e operações. Esta prática, conhecida como DevOps, cria uma cultura colaborativa no departamento de TI, impulsionando o desempenho de todos os membros da equipe. Esta colaboração cria um conceito diferente da antiga dinâmica encontrada na maioria das empresas, em que os desenvolvedores e os administradores de sistema trabalhavam de maneira isolada, sem se comunicar uns com os outros.

“De forma simplificada, podemos definir DevOps como o alinhamento de ferramentas, responsabilidades e processos da equipe de desenvolvimento (Dev), com os da equipe de operações (Ops)”, explica Damasceno. Ou seja, os dois times passam a trabalhar em conjunto, com uma melhor comunicação, colaboração e integração entre eles. Essa forma de trabalho garante que as equipes de desenvolvimento apliquem suas qualidades em todas as fases do trabalho, minimizando riscos de situações inesperadas ou mudanças drásticas em projetos, fazendo entregas contínuas.

Entretanto, DevOps não é apenas um conjunto de ferramentas ou uma metodologia que pode ser aplicada sem fundamentos. Além da necessidade de conhecer novas práticas e do uso intenso de tecnologia para automatizar ao máximo os processos, essa cultura leva o departamento de TI a uma organização completamente diferente.

“Adotar essa prática exige uma mudança conceitual e estratégica, que altera o modo de trabalho dos times com a finalidade de alinhar satisfatoriamente as entregas de TI com as necessidades da companhia e dos clientes para criar valor ao negócio. Sem esse movimento cultural combinado com tecnologia e processos de desenvolvimento, o DevOps se torna inutilizável”, observa o executivo.

De acordo com uma pesquisa internacional feita pelo portal Tech Pro Research com 335 profissionais de TI, para empresas que adotaram o DevOps 77% delas afirmaram ter reduzido o tempo entre o processo de disponibilização de um software para o usuário final. Já 69% dos entrevistados notaram aumento nos níveis de produtividade e colaboração entre departamentos, enquanto 59% afirmaram ter menos problemas com os softwares já em funcionamento.

Além de trazer integração e inovação, a colaboração entre os times de desenvolvedores e de operações somada ao uso de ferramentas de testes automatizados e do cloud computing no lugar de demorados testes manuais por equipes isoladas, torna o processo de testes e o fluxo de trabalho muito mais ágil.

Em suma, DevOps, é a colaboração entre desenvolvimento, suporte e operação, que deve funcionar em sincronia e os objetivos devem ser entendidos completamente pelos gestores. Contudo, um ponto que deve ficar claro para quem planeja adotar a cultura DevOps é que essa mudança cultural não acontece de um dia para o outro. As companhias devem experimentar antes de decidir se é viável para o negócio ou não.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.