book_icon

Programa de desenvolvimento da Algar Telecom aponta para carreiras em ascensão

Com técnicas de gamificação e viagem à Nasa como prêmio principal, Academia Startex é inspirada no universo Star Wars e já envolveu mais de 300 profissionais

Programa de desenvolvimento da Algar Telecom aponta para carreiras em ascensão

Pesquisas apontam que, com a velocidade da Transformação Digital, profissionais que atuam nos campos da tecnologia precisam se desenvolver com a mesma agilidade que as mudanças afetam a área. De acordo com relatório recente da Google, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais nestas carreiras até 2025.

Atenta a esse cenário e pensando em alternativas para desenvolver, reter e atrair talentos, a Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, finalizou mais um ciclo da Academia Startex, programa interno de desenvolvimento e capacitação inspirado no universo de Star Wars e com uma viagem à base da Nasa, nos Estados Unidos, como premiação aos profissionais com melhor desempenho no treinamento. O público-alvo são pessoas das áreas de TI, Analytics, segurança da informação, CX, TIC e digital.

A troca de experiências e visões entre diferentes gerações ou níveis hierárquicos tornou o processo mais rico

Lançado em 2021 com uma abordagem inovadora, o Startex oferece uma série de ações gamificadas, conduzindo os participantes por uma trilha de formação com conteúdos baseados nas principais tendências de mercado. Para isso, foi criado um universo lúdico com uma história própria, o Clã Startex, com quatro figuras representativas dos papéis e responsabilidades: os Conselheiros, figuras inspiradoras dentro da companhia; os Mentores, detentores do conhecimento e direcionadores das temáticas; os Guardiões, responsáveis pelas mentorias e cursos; e os Startex, os colaboradores que estão em desenvolvimento.

Em sua jornada de treinamento, além das trilhas de conhecimento com cursos e avaliações, os Startex também participam de workshops promovidos pelos Guardiões e iniciativas de inovação. Entre os temas trabalhados nesta edição estavam Métodos Ágeis, Inteligência Artificial, Machine Learning, UX Design, Marketing Digital e Segurança da Informação.

“O mais interessante durante o processo de formação é a troca entre os profissionais de diversas idades, áreas e maturidade dentro da esfera profissional. Um colaborador com mais tempo de casa pode participar de um workshop idealizado por um com pouco tempo de empresa, por exemplo. A troca de experiências e visões entre diferentes gerações ou níveis hierárquicos tornou o processo mais rico”, conta Ana Paula Rodrigues, VP de Gente da Algar Telecom.

Nesta segunda edição, foram mais de quarenta mil horas de atividades e cerca de 300 participantes, incluindo 52 estagiários, dos quais 17 foram efetivados. A cada atividade concluída, os participantes recebem pontos, com diferentes pesos e os mais engajados são reconhecidos e premiados a cada trimestre. Para encerrar, os Startex que mais se destacaram durante todo o ciclo foram premiados com viagens de imersão ao mundo da tecnologia: para o terceiro e segundo colocados, ao Porto Digital, em Recife, e, para o primeiro colocado, à base da NASA em Porto Canaveral, nos EUA.

“O Startex é uma oportunidade de apoiar e incentivar nossos profissionais na área da tecnologia, contribuindo para a sua formação e satisfação. A ideia é que o programa continue e seja expandido para outras áreas, já que foi um grande sucesso interno”, conclui Ana Paula.

Sobre a Algar Telecom
A Algar Telecom, empresa do Grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, Dados, e TI, incluindo serviços de Cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.