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Projeto otimiza o desempenho de equipes e negócios em semana de trabalho mais curta

Com líderes de projeto no comando, as empresas podem aproveitar a oportunidade para revolucionar a harmonia entre a vida profissional e pessoal

Projeto otimiza o desempenho de equipes e negócios em semana de trabalho mais curta

Nos últimos anos, empresas de todo o mundo têm enfrentado a necessidade de repensar seus métodos de trabalho e se adaptar às rápidas mudanças nos negócios, na inovação e na cultura organizacional. O relatório 2022 Global Megatrends de Project Management Institute (PMI) destaca como a escassez de mão de obra está levando as empresas a ajustar suas culturas de trabalho para manter uma força de trabalho mais engajada e produtiva.

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey com 15.000 funcionários de 15 países, 59% das pessoas já passaram ou estão passando por desafios relacionados à saúde mental. Nesse sentido, uma semana de trabalho mais curta pode trazer benefícios para o desempenho e a saúde mental dos funcionários.

Nos últimos anos, empresas de todo o mundo têm enfrentado a necessidade de repensar seus métodos de trabalho e se adaptar às rápidas mudanças nos negócios, na inovação e na cultura organizacional

Para Ricardo Triana, diretor geral de PMI América Latina, esse contexto exige um novo ecossistema de trabalho com diferentes visões estratégicas que vão além das soluções tecnológicas. No contexto pós -pandemia, em que o retorno aos modelos presenciais ou híbridos gera tensão nas empresas, e com a crescente conscientização sobre os efeitos do burnout nos trabalhadores, os gerentes de projeto desempenham um papel fundamental na adaptação das necessidades laborais às novas realidades, como a redução da semana de trabalho. Sua experiência certificada e suas práticas de gerenciamento de projetos preparam o caminho para uma transição bem-sucedida, analisando os objetivos organizacionais, avaliando a viabilidade, garantindo a alocação eficiente de tarefas e fluxos de trabalho simplificados.

Entre junho e dezembro de 2023, o Brasil será palco de um experimento pioneiro com o objetivo de avaliar o impacto da adoção de uma semana de trabalho de quatro dias. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que realiza pesquisas globais sobre redução da jornada de trabalho, e a entidade brasileira Reconnect Happiness at Work.

O modelo a ser implementado nas empresas participantes segue o formato 100-80-100: os trabalhadores receberão 100% de seu salário enquanto trabalham 80% do tempo, mantendo 100% de produtividade. Ao final do experimento, serão avaliados indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e taxa de rotatividade.

“Nunca foi tão importante, nesse novo cenário global, ter funcionários que se sintam felizes com seu trabalho e agentes qualificados para as transformações organizacionais. Um gerente de projetos está preparado para liderar mudanças operacionais de forma eficiente, navegando pelas novas necessidades desse ambiente de trabalho”, acrescenta Triana.

Fortalecendo a adaptação por meio do treinamento em gerenciamento de projetos
À medida que as organizações começam a jornada transformadora de adotar uma semana de trabalho de quatro dias em um ambiente híbrido, a importância do treinamento em gerenciamento de projetos torna-se primordial. O PMI, em parceria com a PwC, realizou uma pesquisa global que identifica os atributos dos melhores gerentes de projeto do mundo, destacando suas habilidades para atrair e reter talentos, usar a inovação e a tecnologia para melhorar a medição de resultados e obter maior influência e sucesso nos projetos.

Esses profissionais são considerados ideais para implementar transformações, como uma semana de trabalho mais curta. O estudo enfatizou que, devido à natureza de seu trabalho, os gerentes de projeto estão alinhados com a estratégia organizacional e superam seus pares em indicadores como receita, aquisição de clientes, satisfação do cliente e questões ambientais, de sustentabilidade e de governança (ESG).

“Os gerentes de projeto têm a experiência necessária para lidar com as novas demandas de uma semana de trabalho de quatro dias e garantir que as mudanças sejam implementadas de forma eficiente, equipando as equipes com habilidades essenciais de gerenciamento de projetos e práticas recomendadas. Como uma organização internacionalmente reconhecida pela excelência em gerenciamento de projetos, PMI oferece orientação e diretrizes inestimáveis aos participantes dessa experiência, auxiliando no planejamento e na execução das atividades”, diz Ricardo Triana.

Gerentes de projeto diante das mudanças organizacionais
Triana também enfatiza a importância de ter profissionais de projeto certificados no gerenciamento de projetos de transformação organizacional, especialmente em um contexto de mudanças aceleradas na cultura das empresas. “Os profissionais de gerenciamento de projetos (PMPs) desempenham um papel fundamental para garantir uma implementação bem-sucedida dos benefícios da semana de trabalho reduzida. Como gerentes de risco e mestres da adaptabilidade, eles identificam proativamente os desafios e desenvolvem planos de contingência, minimizando as interrupções e maximizando a produtividade”, destaca.

Em uma semana de trabalho mais curta e com novos modelos de trabalho híbridos, a adaptabilidade é crucial. Os PMPs podem capacitar as equipes com metodologias e recursos que permitem que os funcionários respondam rapidamente aos desafios, redefinam as prioridades das tarefas e forneçam resultados eficientes, mesmo em um período de tempo reduzido. “O experimento no Brasil representa uma oportunidade importante para avaliar os impactos e os benefícios da redução da semana de trabalho e pode fornecer informações valiosas para empresas e organizações em todo o mundo. Com líderes de projeto no comando, as empresas podem aproveitar a oportunidade para revolucionar a harmonia entre a vida profissional e pessoal, testemunhando uma mudança de paradigma no desempenho, na receita e no sucesso geral”, diz Triana.

Sobre PMI
Project Management Institute (PMI) é uma associação profissional do mundo para uma crescente comunidade global de milhões de profissionais de projetos e agentes de mudança em todo o mundo.

Como a principal autoridade mundial em gerenciamento de projetos, PMI capacita as pessoas a transformar ideias em realidade. Por meio de defesa global, networking, colaboração, pesquisa e educação. PMI prepara organizações e indivíduos em todas as etapas de sua jornada de carreira para trabalhar de maneira mais inteligente, para que possam obter sucesso em um mundo de mudanças.

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