book_icon

VMware une forças com AMD, Samsung e RISC-V Keystone em computação confidencial

Empresas trabalharão juntas para facilitar a transição para a computação confidencial prática dentro do projeto Open Source Certifier Framework for Confidential Computing

VMware une forças com AMD, Samsung e RISC-V Keystone em computação confidencial

A VMware anunciou nesta quinta-feira (29/6) que está unindo forças com a AMD, Samsung e membros da comunidade RISC-V Keystone para simplificar o desenvolvimento e as operações de aplicativos de computação confidencial. Esses líderes da indústria e da comunidade trabalharão juntos para facilitar a transição para a computação confidencial prática, colaborando e contribuindo com o projeto Open Source Certifier Framework for Confidential Computing.

Para ajudar a democratizar a computação confidencial, a VMware pesquisou, desenvolveu e abriu o código-fonte do projeto Certifier Framework for Confidential Computing voltado para desenvolvedores. Ao padronizar uma API fácil de usar e independente de plataforma para criar e operar aplicativos de computação confidencial, AMD, Samsung e VMware visam abordar uma barreira significativa para a adoção da tecnologia.

A computação confidencial tem o potencial de proteger as cargas de trabalho, independentemente de onde elas sejam executadas, inclusive em configurações de borda e Multinuvem

A computação confidencial é baseada em um conceito de processador emergente chamado “ambiente de execução confiável”, que mantém a confidencialidade e a integridade de programas e dados mesmo quando as cargas de trabalho são implementadas na Nuvem ou infraestrutura (como a Borda) que pode ser operada por outros. Espera-se que as proteções de segurança uniformes baseadas em computação confidencial sejam cada vez mais importantes no contexto de várias Nuvens. Além disso, no contexto de cargas de trabalho emergentes, como aprendizado de máquina, a computação confidencial pode desempenhar um papel especial na proteção da propriedade intelectual e dos dados proprietários relacionados aos modelos e códigos básicos, derivados de modelos proprietários e dados de treinamento privados. Embora a computação confidencial seja um enorme avanço para segurança e privacidade, como muitos recursos de hardware, ela não será amplamente adotada até que se torne mais fácil desenvolver aplicativos no novo paradigma.

O Certifier Framework simplifica muito o desenvolvimento de cargas de trabalho de Nuvem mais seguras, serviços de manutenção de segredos e aplicativos de preservação de privacidade, incluindo uma classe emergente de aprendizado de máquina e cargas de trabalho de “economia de dados” baseadas em dados confidenciais e modelos agregados de várias fontes. A estrutura fornece suporte independente de plataforma para especificar e impor políticas de confiança que podem proteger melhor as cargas de trabalho em infraestrutura local e de terceiros, incluindo telco Edge, ambientes Multinuvem e Nuvens soberanas. Ao avançar e contribuir coletivamente para o Certifier Framework de código aberto, as empresas e os membros da comunidade visam padronizar efetivamente um conjunto de APIs de desenvolvedor que beneficiará todo o setor, acelerando a adoção de computação confidencial à medida que se torna disponível no x86, Arm, e ecossistemas RISC-V.

“A computação confidencial tem o potencial de proteger as cargas de trabalho, independentemente de onde elas sejam executadas, inclusive em configurações de borda e Multinuvem”, disse Kit Colbert, CTO da VMware. “O desafio tem sido ajudar os clientes a adotar e implementar o padrão com facilidade. Os esforços coletivos do crescente ecossistema de colaboradores do Certifier Framework ajudarão a trazer esses benefícios para ISVs, clientes corporativos e provedores de Sovereign Cloud, permitindo que eles usem essa tecnologia emergente com mais facilidade e eficácia”, observou.

“A AMD é pioneira em recursos avançados de segurança baseados em hardware, como o AMD Infinity Guard, com recursos integrados como Secure Encrypted Virtualization (SEV), em nossos processadores de Data Center EPYC”, disse Raghu Nambiar, vice-presidente corporativo de Data Center Ecosystems e Soluções da AMD. “A colaboração com parceiros do setor, como a VMware, é fundamental para acelerar a adoção de computação confidencial e proteger as cargas de trabalho na Nuvem. Não importa o tamanho ou a sofisticação técnica de uma organização, ou onde uma carga de trabalho é implantada, o Certifier Framework ajudará mais clientes a perceber os benefícios da computação confidencial”, finalizou.

Serviço
www.vmware.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.