book_icon

Open Finance é um organismo vivo

O modelo está nos seus primeiros anos de vida, o que significa que novas versões de APIs, alterações de escopo e novas funcionalidades ainda serão implementadas

Open Finance é um organismo vivo

Com pouco mais de dois anos de operação o Open Finance no Brasil é um caso de sucesso. O sistema financeiro que propõe o compartilhamento de informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas teve início em dezembro de 2021 e vem apresentando crescimento. No primeiro trimestre de 2022 o número de adesões atingiu 28,3 milhões e no mesmo período deste ano foram adicionados por mês cerca de 3,2 milhões de novos consentimentos, sendo a maioria de pessoas físicas.

Esse quadro posiciona o Brasil entre os países com maior adesão ao modelo, com possibilidade de ultrapassar os números do Reino Unido, que hoje está na liderança, de acordo com o índice Global Open Finance. Já o estudo apresentado pela Federação Brasileira de Bancos – Febraban, elaborado junto a mais de 800 instituições associadas, mostra que 45 produtos e serviços estão disponíveis no mercado, entre casos de uso, iniciação de pagamento e melhores ofertas de crédito.

O ecossistema foi construído para manter um padrão elevado de Segurança que já existe nas transações financeiras, mas que um novo desafio se coloca

Já o Finfacts analisou 21 instituições financeiras, entre bancos e fintechs, em abril de 2023, com foco nos produtos e serviços financeiros oferecidos. Realizado pelo Google Cloud em parceria com a R/GA, este estudo aponta que 25% das instituições financeiras analisadas ainda não oferecem Open Finance aos clientes e 40% delas disponibilizam apenas um serviço integrado a esse modelo. Entre os motivos, constam a falta de clareza sobre as etapas de abertura de conta e experiências com chatbot.

Alan Mareines, CEO da Lina Open X, avalia que a adequação ao padrão estabelecido pelo Banco Central para o compartilhamento de Dados e serviços é um desafio para as instituições. “Elas devem implementar em seus sistemas, interfaces de APIs para possibilitar a transmissão dos Dados e a iniciação de pagamentos de forma segura, garantindo que o processo somente ocorra mediante a aprovação do consentimento por parte dos clientes”, detalha.

Para ele, o ecossistema foi construído para manter um padrão elevado de Segurança que já existe nas transações financeiras, mas que um novo desafio se coloca. “Com a instituição devidamente integrada ao ecossistema Open, um novo e árduo desafio se impõe: prover suporte para as demais instituições participantes que se conectam para acessar os Dados de clientes e iniciar transações de pagamento”, pontua.

Além da sustentação do ecossistema, cabe ressaltar que o Open Finance é um organismo vivo, que está nos seus primeiros anos de vida, o que significa que novas versões de APIs, alterações de escopo e novas funcionalidades ainda serão implementadas. “A instituição deve ser capaz de atender a essas demandas regulatórias, evoluindo para cumprir prazos e evitar desenquadramentos, notificações e multas”, destaca o CEO da Lina Open X, que marca presença no Febraban Tech 2023.

Além da falta de conhecimento do público sobre o Open Finance, outros desafios são a integração dos canais digitais, a adequação da legislação de proteção de Dados e a governança de APIs. “Por mais que já exista um avanço importante e considerável, ainda há um grande caminho a ser percorrido, até que os consumidores brasileiros compreendam de fato como podem se beneficiar do compartilhamento de Dados no Open Finance”, finaliza Mareines.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.