book_icon

Fundação Schneider Electric apoia capacitação para jovens do SENAI

Fundação fornecerá tecnologias para 30 unidades de ensino do Brasil para a formação de 74 mil pessoas em cinco anos

Fundação Schneider Electric apoia capacitação para jovens do SENAI

A Schneider Electric, que atua na Transformação Digital de gerenciamento de energia e sustentabilidade, anuncia o apoio por meio da sua Fundação a cursos profissionalizantes do SENAI com o fornecimento de bancadas educacionais técnicas em 30 escolas da instituição de ensino, localizadas em dez diferentes estados brasileiros. Ao todo, a projeção é formar 74 mil pessoas em cinco anos nas áreas de: Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Fotovoltáico e Instalador de Eletroposto.

A parceria foi divulgada durante o Innovation Summit 2023, evento que aconteceu entre os dias 19 e 20 de junho, com a presença da Vice-presidente Executiva de Estratégia e Sustentabilidade da Schneider Electric, Gwenaelle Avice-Huet, do presidente da Schneider Electric Brasil, Marcos Matias e do diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal.

“As capacitações técnicas profissionalizantes na área de Energia são de extrema relevância por diversos fatores, entre eles: a crescente demanda por energia, a necessidade de impulsionar a transição energética (com foco em fontes renováveis e sustentáveis), promover a eficiência energética e garantir a segurança e manutenção dos sistemas energéticos”, explica Matias. “Os cursos irão formar profissionais para trabalhar nas concessionárias de energia e em toda a cadeia de fornecedores dessas empresas, pois o setor está em constante evolução.”

Todos os cursos do SENAI são preexistentes, e a organização levará inovação tecnológica para os laboratórios das escolas com essa parceria. “O objetivo é que os alunos usem equipamentos e tecnologias atuais para que saiam mais preparados e com alta empregabilidade por possuírem conhecimentos relevantes em Internet das coisas, Indústria 4.0 e demais habilidades requeridas pelo
mercado”, afirma Matias.

Além de preparar profissionais para o futuro do trabalho, o programa também fomenta o empoderamento econômico por meio do aumento de empregabilidade. De acordo com o Gustavo Leal, os profissionais formados pelo SENAI saem aptos para o mercado de trabalho e são valorizados devido à qualidade do ensino. “O SENAI está próximo do setor produtivo, conhece bem as demandas da indústria e sabe o quanto um profissional formado com excelência contribui para a produtividade da empresa”, explica.

Milena Rosa, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Schneider Electric, ressalta que a Fundação Schneider Electric lançou o Programa de Acesso à Energia em 2009 com uma abordagem em dois eixos: o de treinamento para o empreendedorismo e o de negócio social e inclusivo, para desenvolver competências e apoiar os empreendedores no setor. Para promover o desenvolvimento local sustentável e inclusivo, o público-alvo dessas iniciativas é formado por pessoas que não estudam ou trabalham, jovens, refugiados, mulheres em situação de vulnerabilidade e demais grupos marginalizados.

No Brasil, mais de trinta e cinco mil pessoas foram capacitadas desde 2009 por meio de parcerias com instituições de ensino técnico como o SENAI, sendo que a meta é atingir 123 mil pessoas até 2025. No âmbito global, o objetivo da Schneider é alcançar 1 milhão de pessoas treinadas, 10 mil instrutores e 10 mil empreendedores apoiados até 2025.

Sobre a Schneider Electric
O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade.
Chamamos isso de “Life Is On”.
Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.
Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de
ida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.
Somos a mais local das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento.

Sobre o SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 1942 e hoje é a maior rede de educação profissional e serviços tecnológicos para a indústria do país e uma das maiores do mundo. A instituição está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano em cursos de iniciação profissional, qualificação, técnicos, tecnólogos, graduação, aperfeiçoamento e pós-graduação. Recentemente, o SENAI lançou o Futuro.Digital, primeiro marketplace da educação profissional no Brasil. A plataforma tem mais de 1 mil cursos do próprio SENAI e de empresas parceiras com matrículas abertas.

Serviço
www.portaldaindustria.com.br/senai
https://www.futuro.digita
www.se.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.