As receitas mundiais no mercado de Comunicações e Colaboração Unificadas (UC&C) cresceram 7,2% ano a ano, para US$ 15,4 bilhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), de acordo com o estudo Worldwide Quarterly Unified Communications and Collaboration Tracker da IDC. Para todo o ano de 2023, a receita mundial de UC&C está prevista para crescer 8,2% ano a ano, para US$ 64,2 bilhões. Em termos de volume (unidades/linhas/licenças/assentos), o mercado mundial de UC&C cresceu 7,7% ano a ano no 1T23 para 587,6 milhões. As taxas de crescimento ligeiramente mais baixas na receita em comparação com o volume indicam uma pressão de preço descendente contínua por unidade vendida.
“As empresas continuam investindo cada vez mais em soluções de UC Collaboration e UCaaS (incluindo telefonia) baseadas em Nuvem, enquanto se afastam de sistemas PBX/UC IP estritamente baseados em hardware e baseados em instalações”, disse Jitesh Gera, gerente de Pesquisa de Unified Communications and Collaboration na IDC. “Qualquer coisa que forneça mais flexibilidade de comunicação e interoperabilidade a um custo menor chama a atenção dos compradores. Interoperabilidade e integração são essenciais para o sucesso de sistemas de videoconferência e fornecedores de colaboração de UC baseados em Nuvem, e igualmente importantes para os resultados de seus clientes. Os benefícios que uma abordagem baseada em Nuvem traz apenas aumento com os recursos de IA sendo implementados, fornecendo às empresas as chaves para gerar valor em seus negócios de maneira rápida e econômica”, observou.
Enquanto isso, segundo a pesquisa, as receitas mundiais no mercado de Plataforma de Comunicações como Serviço (CPaaS) cresceram 10,2% ano a ano, mas caíram 3,5% em comparação ao trimestre anterior para US$ 3,6 bilhões no 1T23 devido à incerteza econômica e um ciclo de vendas prolongado. CPaaS inclui mensagens, voz, vídeo e e-mail como alguns dos principais segmentos. A partir do 1T23, as mensagens representam a maior parcela das receitas de CPaaS em 67%, enquanto a voz responde por 15%. Para o ano de 2023, espera-se que as receitas de CPaaS cresçam 13,3% ano a ano, para US$ 15,7 bilhões.
“O mercado de CPaaS está amadurecendo e as empresas estão racionalizando seus gastos neste segmento”, disse Courtney Munroe , vice-presidente mundial de Pesquisa de Telecomunicações da IDC.
Destaques do Fornecedor UC&C
– A Microsoft ampliou seu domínio no mercado mundial de UC&C, aumentando suas receitas em 22% ano a ano, para US$ 6,6 bilhões no 1T23, enquanto ganhava 510 pontos básicos em participação de mercado, respondendo por 42,6% das receitas no último trimestre.
– A receita da Zoom cresceu 1,8% ano a ano no 1T23 para aproximadamente US$ 1 bilhão. Ultrapassou a Cisco para adquirir o distante segundo lugar em participação de mercado, respondendo por 6,8% (queda de 40 pontos base) do mercado no último trimestre.
– A Cisco testemunhou um declínio acentuado ano a ano de 16,1% em suas receitas de UC&C no 1T23, totalizando US$ 911 milhões. Sua participação de mercado caiu 1,6 ponto percentual, para 5,9% no último trimestre.
Destaques do fornecedor CPaaS
– Twilio, Sinch e Infobip foram responsáveis por quase metade das receitas mundiais de CPaaS no 1T23. No entanto, o cenário competitivo está mudando rapidamente, com alguns players relativamente menores crescendo muito mais rápido do que os líderes. Por exemplo, a Route Mobile cresceu 48% ano a ano, enquanto a Vonage também teve um crescimento de mercado acima da média no último trimestre.
– Twilio representou uma participação de mercado de 23,4% (aumento de 120 pontos base ano a ano), com receitas chegando a US$ 847 milhões no 1T23.
– A receita da Sinch caiu 4,4% ano a ano, para US$ 590 milhões, enquanto sua participação de mercado caiu 250 pontos base, para 16,3% das receitas mundiais de CPaaS no 1T23.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo