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Bancos devem gastar mais de US$ 652 bi este ano em TI, estima o Gartner

Os gastos com software terão o maior crescimento, com vendas de US$ 174 bilhões, um aumento de 13,5% sobre o valor de 2022

Bancos devem gastar mais de US$ 652 bi este ano em TI, estima o Gartner

Os gastos mundiais com serviços bancários e de investimento em TI devem totalizar US$ 652 bilhões em 2023, um aumento de 8,1% em relação a 2022, de acordo com estimativas do Gartner. Os gastos com software terão o maior crescimento, com vendas de US$ 174 bilhões, um aumento de 13,5% sobre 2022.

“Os atuais ventos econômicos contrários mudaram o contexto para investimentos em tecnologia em serviços bancários e de investimento este ano”, disse Debbie Buckland, analista-diretora do Gartner. “Em vez de cortar orçamentos de TI, as organizações estão gastando mais nos tipos de tecnologias que geram resultados de negócios significativamente maiores. Os gastos com software, por exemplo, estão deixando de ser construídos internamente, em favor da compra de soluções que geram valor a partir dos investimentos mais rapidamente”, observou.

Com a escassez global de talentos impactando as organizações de serviços bancários e de investimento, os gastos com serviços internos aumentarão 4,2% em 2023 para suportar o aumento dos custos de contratação e retenção de talentos

De acordo com a pesquisa Gartner 2023 CIO and Technology Executive Survey, os CIOs de serviços bancários e de investimento gastarão a maior quantidade de financiamento novo ou adicional em 2023 em segurança cibernética, dados e análises, tecnologias de integração e Nuvem.

Mais da metade planeja aumentar os investimentos em Nuvem, ao mesmo tempo em que reduz os gastos com TI em seus próprios Data Centers. Isso se reflete no crescimento mais lento dos gastos com sistemas de Data Center de 13,2% em 2022 para 5,7% em 2023. Os bancos estão se desvinculando de ativos tangíveis e despesas de capital (Capex) em favor da adoção de serviços e despesas operacionais (Opex), para atender às crescentes expectativas dos clientes e do mercado.

“Para lidar com o clima econômico atual, os CIOs de serviços bancários e de investimento estão priorizando objetivos mais conservadores que apoiam o crescimento resiliente e sustentável, como uma melhor experiência do cliente (CX) e operações mais eficientes”, disse Pete Redshaw, VP analista do Gartner. “Esta é uma mudança em relação aos anos anteriores, quando o crescimento absoluto – novos territórios, novos clientes, novas linhas de negócios – era o principal objetivo dos CEOs bancários”, comentou.

Serviços de TI continuam sendo o maior segmento de gastos

Impulsionados pelo aumento do uso de serviços de consultoria e Infraestrutura como Serviço (IaaS), os serviços de TI serão a maior categoria de gastos, com previsão de atingir quase US$ 270 bilhões em 2023. Isso representa um aumento de 9,3% em relação a 2022, refletindo o papel cada vez mais importante que os provedores de serviços de TI desempenham em ajudar organizações de serviços bancários e de investimento a navegar por oportunidades e desafios emergentes.

“A incerteza econômica está levando as organizações a dividir contratos de longo prazo em vários projetos mais curtos”, disse Buckland. “Eles também relutam em assinar novos contratos, comprometer-se com iniciativas de longo prazo ou contratar novos parceiros de tecnologia, o que está gerando um aumento no uso de serviços de consultoria de TI”, afirmou.

Escassez de talentos impulsionando gastos em serviços internos

Com a escassez global de talentos impactando as organizações de serviços bancários e de investimento, os gastos com serviços internos aumentarão 4,2% em 2023 para suportar o aumento dos custos de contratação e retenção de talentos.

“Mesmo após as recentes demissões generalizadas em muitos dos gigantes da tecnologia, os bancos não são mais vistos automaticamente pelos principais talentos como os destinos mais desejáveis, gratificantes ou estimulantes”, disse Redshaw. “São necessárias soluções mais inovadoras, como eliminar a exigência de educação universitária e adicionar benefícios como retreinamento vitalício, equipes híbridas, métodos ágeis e parcerias fintech”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

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