book_icon

Evento da Abranet discute políticas públicas, IA e regulação da Internet

Os participantes do 3º Congresso Brasileiro de Internet poderão acompanhar um debate de alto nível sobre os impactos, riscos e possibilidades da Inteligência Artificial

Evento da Abranet discute políticas públicas, IA e regulação da Internet

Representantes do Governo Federal, do parlamento, especialistas dos setores público e privado e da academia estarão em Brasília nesta quinta-feira (22/6) para discutir tecnologia e políticas públicas, finanças, Inteligência Artificial e regulação de Internet no 3º Congresso Brasileiro de Internet, realizado pela Associação Brasileira de Internet (Abranet) e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS). As inscrições presenciais já estão esgotadas, mas o público pode acompanhar o evento online. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, fará o encerramento do evento.

O congresso vai abordar o papel das tecnologias para transformação social, no combate à fome e à proteção do meio ambiente em debate mediado pela jornalista Malu Gaspar (O Globo) com a participação de especialistas como Daniela Leite (Comida Invisível), Jesaías Arruda (Bemol), Rene Silva (Voz das Comunidades), Joe Paul (Byte Back) e Maria Siqueira (Pacto Contra Fome).

A regulação da Inteligência Artificial é essencial para equilibrar o progresso tecnológico com a proteção dos interesses individuais e coletivos

A inclusão também será abordada com o foco nas finanças em painel que vai contar com João André Calvino Marques Pereira, do Banco Central do Brasil, André Sonnenburg (Me Poupe Web!), Priscila Faro (Open Finance e Mercado Pago), Leandro Vilain (Oliver Wyman) e Jonathan (NetSpace). Nathalia Arcuri (Me Poupe) mediará o debate.

Outro tema do evento será a finalização da proposta brasileira para a regulação da Internet. A jornalista Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo) mediará este painel com a participação do representante da Secretaria Especial de Comunicação do Governo Federal, João Brant, Renata Mielli (Comitê Gestor da Internet), e de Carlos Affonso de Souza (ITS). O deputado Orlando Silva está pré-confirmado também.

“Em 2023, não poderíamos deixar de colocar em destaque o papel das tecnologias de impacto para as políticas públicas e para a transformação social. Para isso, além dos especialistas em tecnologia, vamos contar com a presença de representantes do governo, do parlamento, do mercado e da sociedade que atuam para o desenvolvimento do país”, destaca Carol Conway, presidente da Abranet, que abre o simpósio com Ronaldo Lemos cientista-chefe e fundador do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e Demi Getschko, conselheiro do Comitê Gestor da Internet.

Os participantes poderão acompanhar, ainda, um debate de alto nível sobre os impactos, riscos e possibilidades da Inteligência Artificial, com a moderação de Ronaldo Lemos (ITS) e a participação de nomes como Silvana Bahia (OLABI/PretaLab) e Elias Abdala (Microsoft). Lemos destaca a importância do aprofundamento da sociedade nas discussões sobre a regulação.

“Precisamos garantir que a IA seja desenvolvida e utilizada de maneira ética, responsável e transparente, protegendo os direitos e valores fundamentais da sociedade. A regulação da Inteligência Artificial é essencial para equilibrar o progresso tecnológico com a proteção dos interesses individuais e coletivos. É uma oportunidade crucial para moldar o futuro que queremos ver”, aponta.

Serviço
www.abranet.org.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.