book_icon

Ericsson surfa na próxima onda do 5G com nova solução RedCap

Novo software RAN de capacidade reduzida permitirá novos casos de uso 5G e aprimorará os existentes para uma variedade de dispositivos, de wearable a sensores industriais

Ericsson surfa na próxima onda do 5G com nova solução RedCap

A Ericsson apresentou um novo software RAN de capacidade reduzida que permitirá novos casos de uso 5G e aprimorará os existentes para uma variedade de dispositivos, como smartwatches, outros dispositivos vestíveis e sensores industriais, reduzindo a complexidade e estendendo a vida útil da bateria.

Conhecida como Ericsson Reduced Capability (RedCap), a solução estará comercialmente pronta em novembro de 2023 como uma adição de software às redes 5G autônomas (5G SA) alimentadas pela Ericsson, sem a necessidade de nenhum novo hardware. O RedCap fortalecerá o ecossistema para novos tipos de dispositivos que podem ser conectados a redes 5G.

O RedCap pode efetivamente reduzir a complexidade, o tamanho e os recursos das plataformas de dispositivos para oferecer integração econômica em dispositivos como wearables e sensores industriais

Um ecossistema expandido de dispositivos New Radio (NR) com novos recursos, por sua vez, estimulará o crescimento de ainda mais casos de uso de 5G. O Ericsson RedCap oferecerá suporte a procedimentos mais enxutos para otimizar o consumo de energia do dispositivo e habilitar wearables que atualmente estão disponíveis apenas com dispositivos LTE.

“A capacidade reduzida da Ericsson abrirá um novo mundo de possibilidades para novos tipos de dispositivos que não exigem toda a gama de recursos do 5G. O software RedCap aprimorará a conectividade 5G para tudo, desde vestíveis de consumo até sensores industriais, de uma maneira que seja econômica e eficiente em termos de energia, abrindo toda uma gama de novos casos de uso”, disse David Hammarwall, chefe de Redes da Área de Produtos da Ericsson.

Com a nova solução de software de rede de acesso por rádio (RAN) 5G, os provedores de serviços de comunicação podem oferecer mais opções de conectividade para diversos casos de uso de consumidores e empresas e em configurações industriais nos espectros FDD (duplex por divisão de frequência) e TDD (duplex por divisão de tempo).

O Ericsson RedCap oferecerá suporte a dispositivos com complexidade reduzida, como wearables de Realidade Aumentada (AR) de baixo custo, equipamentos de vigilância por vídeo, sensores industriais e redes inteligentes. A nova solução é mais eficiente em termos de energia do que as categorias baixas de LTE existentes e já chamou a atenção da indústria OEM (fabricante de equipamento original) de wearables.

“O 5G foi projetado fundamentalmente como um serviço altamente personalizável. A evolução do NR RedCap da Ericsson, juntamente com as tecnologias avançadas implementadas em toda a nossa rede 5G, servirá para trazer essa personalização para vida útil para uma variedade de dispositivos, permitindo-nos alocar recursos de rede com eficiência e, ao mesmo tempo, oferecer aos clientes a melhor experiência possível em nossa rede. Estamos ansiosos para ver como esse avanço ajudará a desenvolver o ecossistema 5G”, comentou Bill Stone, vice-presidente de Planejamento de Tecnologia da Verizon.

A Ericsson está colaborando estreitamente com os principais fornecedores de chipsets para trazer vários tipos de dispositivos 5G ao mercado. “As próximas soluções da MediaTek com suporte a 5G RedCap certamente se beneficiarão da prontidão da infraestrutura da Ericsson, garantindo que operadoras, consumidores e empresas possam se beneficiar imediatamente da próxima geração de produtos 5G inovadores e Serviços”, observou HC Hwang, gerente-geral de Sistemas de Comunicação Wireless e Parcerias da MediaTek.

O que é NR RedCap?

O New Radio (NR) RedCap é uma categoria de dispositivos que ajudará a expandir o ecossistema 5G, permitindo significativamente mais conexões à rede 5G. Ele faz isso preenchendo a lacuna de capacidade e complexidade entre os usos de área ampla de baixa potência (LPWA) e comunicações ultraconfiáveis ​​de baixa latência (URLLC) em configurações 5G existentes, com um design otimizado para casos de uso intermediários.

O RedCap pode efetivamente reduzir a complexidade, o tamanho e os recursos das plataformas de dispositivos para oferecer integração econômica em dispositivos como wearables e sensores industriais. Parte de um conceito que foi originalmente introduzido no 3GPP Release 17 , o RedCap traz uma combinação de recursos em taxa de transferência, duração da bateria, complexidade e densidade do dispositivo necessários para alimentar de forma econômica diversos casos de uso que nem sempre precisam da capacidade de alto desempenho de tecnologia 5G atual.

Serviço
www.ericsson.com
Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.