book_icon

Omega Energia e IBM usam IA e Cloud para prever a geração de energia renovável em tempo real

As empresas perceberam uma melhoria na precisão das previsões com o uso de AI e dados disponíveis em tempo real

Omega Energia e IBM usam IA e Cloud para prever a geração de energia renovável em tempo real

A Omega Energia, empresa que atua em energia renovável no Brasil, e a IBM criaram uma plataforma para melhorar a previsão de geração de energia renovável com o uso de inteligência artificial e de análises de dados geoespaciais e meteorológicas, hospedados na Nuvem da IBM.

Até o momento, a IBM observou uma melhoria de 30% a 40% na precisão das previsões mundiais em relação aos modelos comerciais. A plataforma utiliza Machine Learning em vários modelos de previsão e observações que, em última análise, fornecem informações precisas, como a velocidade e direção do vento, com até 10 dias de antecedência, impactando positivamente nas decisões estratégicas de operação da companhia.

Um estudo recente do IBM IBV, Institute for Business Value, mostra que 66% dos brasileiros entrevistados afirmam que “sustentabilidade é muito ou extremamente importante para eles ao escolher uma marca 

Para fornecer as previsões de energia eólica e solar, utiliza-se a plataforma Renewables Forecasting da IBM. A solução é capaz de alcançar previsões mais precisas devido às vantagens fornecidas pelo IBM PAIRS, uma plataforma de análise e dados geoespaciais de grande escala, que seleciona e hospeda mais de seis petabytes de fontes de dados relevantes, incluindo a altura do hub, velocidade do vento e previsões de irradiação solar fornecidas por The Weather Company.

“Este trabalho demonstra o avanço da transição energética do Brasil para ser mais renovável e sustentável, com a Omega como um impulsionador estratégico e líder nesta transformação, diz Marco Kalil, líder de serviços de consultoria da IBM Brasil. “Omega Energia e IBM estão comprometidos em construir um planeta mais sustentável”, diz.

Um estudo recente do IBM IBV, Institute for Business Value, mostra que 66% dos brasileiros entrevistados afirmam que “sustentabilidade é muito ou extremamente importante para eles ao escolher uma marca”.

“O mercado de energia está em constante transformação e, com isso, surgem novos desafios a serem enfrentados por nós todos os dias. A simplificação, o desejo do consumidor por mais soluções digitais e o avanço tecnológico trazem oportunidades para potencializar o crescimento das renováveis neste processo.”, afirma Daniel Biaggio, Head de Tecnologia da Omega Energia.

A IBM é provedora global de Nuvem híbrida, IA e de serviços para negócios. Ajudamos clientes em mais de 175 países a tirar proveito dos insights de dados, otimizar processos de negócios, reduzir custos e obter uma vantagem competitiva em seus setores. Quase 3.000 entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e Red Hat OpenShift para realizar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura.

Fundada em 2008, a Omega Energia é geradora de energia renovável e digital no Brasil. A companhia é referência em investimentos no setor de geração de energia limpa e a maior detentora de ativos operacionais renováveis do País – hoje presente em sete estados brasileiros, com capacidade contratada de 1.869 MW. Ao longo do tempo a Omega inovou e fez da tecnologia uma grande aliada para resolver problemas de seus clientes e mercados. Em 2020, a companhia lança a primeira plataforma 100% digital para compra e gestão de energia no mercado livre, dando mais um passo em direção a seu propósito de transformar o mundo por meio da energia limpa, barata e simples.

Serviço
omegaenergia.com.br
www.ibm.com/br

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

  1. catia

    es interesan me gustaría saber más sobre la energías limpias renobables

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.