O segmento empresarial do mercado mundial de Rede Local Sem Fio (WLAN) aumentou 43,3% ano a ano no primeiro trimestre de 2023 (1T23) para atingir US$ 2,8 bilhões, de acordo com resultados do estudo Worldwide Quarterly Wireless LAN Tracker, publicado pela IDC.
Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, os mais novos padrões da indústria WLAN, continuam a impulsionar o crescimento no segmento empresarial. Os pontos de acesso (APs) dependentes de Wi-Fi 6 representaram 78,6% das receitas de AP dependentes. Enquanto isso, o Wi-Fi 6E, que expande o uso do Wi-Fi para a banda de espectro de 6 GHz, teve um rápido impulso contínuo, com receitas crescendo 14,1% sequencialmente do 4T22 ao 1T23 para representar 10,4% das receitas de AP dependentes.
O segmento de consumo do mercado WLAN caiu 8,8% ano a ano no 1T23. A adoção do Wi-Fi 6 também continua no segmento de consumo do mercado WLAN: No 1T23, o Wi-Fi 6 representou 47,6% das receitas do segmento de mercado.
“O mercado de WLAN empresarial continua a crescer rapidamente no primeiro trimestre de 2023, fortalecendo-se a partir do segundo semestre de 2022”, disse Brandon Butler, gerente de Pesquisa de Enterprise Networks da IDC. “Um fator significativo impulsionando o crescimento do mercado de WLAN continua sendo a diminuição da escassez de componentes e interrupções na cadeia de suprimentos, permitindo que os fornecedores reconheçam a receita do atendimento de pedidos de produtos atrasados. Enquanto isso, a adoção contínua de novos padrões de Wi-Fi aumenta o impulso do mercado”, completou.
O mercado de WLAN empresarial teve resultados geralmente fortes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o mercado cresceu 67,4% ano a ano no 1T23, enquanto no Canadá o mercado cresceu 51,6%. Na América Latina o mercado cresceu 80,9%. Na Europa Ocidental, o mercado cresceu 51,2% no 1T23, enquanto na Europa Central e Oriental, o mercado caiu 2,5%. Na região do Oriente Médio e África, as receitas do mercado aumentaram 37,8%. Na região da Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), o mercado cresceu 33,0%. Na República Popular da China, o mercado caiu 13,0%, enquanto no Japão o mercado subiu 3,7%. Outros destaques do estudo são:
– As receitas de WLAN corporativa da Cisco aumentaram 62,7% ano a ano no 1T23 para US$ 1,3 bilhão. A participação de mercado da empresa foi de 47,1% ao final do trimestre.
– As receitas da HPE-Aruba aumentaram 39,5% ano a ano no 1T23, dando à empresa uma participação de mercado de 16,0% no trimestre.
– As receitas de WLAN corporativa da Huawei aumentaram 44,1% ano a ano no 1T23, dando à empresa uma participação de mercado de 4,6%.
– As receitas de WLAN corporativa da Ubiquiti aumentaram 18,7%, dando à empresa 5,9% de participação de mercado.
– As receitas da CommScope aumentaram 62,6% ano a ano no trimestre, dando à empresa uma participação de mercado de 4,5%.
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