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No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Insight Comunicação lança Anuário Integridade ESG

Publicação revela o ranking das 100 empresas brasileiras com maior reputação ESG

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Insight Comunicação lança Anuário Integridade ESG

A Insight Comunicação, apoiada pelo Bradesco, lança nesta segunda-feira (5) o Anuário Integridade ESG 2022. A publicação, que será disponibilizada nas versões online e impressa, analisou Dados referentes às iniciativas e investimentos corporativos no âmbito das questões ambientais, sociais e de governança. No ranking das empresas com maior reputação ESG estão Ambev, Suzano, Gerdau, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil, Ambipar, B3 e Natura, respectivamente, em ordem de maior pontuação. O Top 10 mostra que as instituições financeiras, predominantes no topo do ranking, cumprem um papel fundamental como agentes fomentadores da sustentabilidade nos mais diversos setores da economia. Na prática, a ampliação de acesso ao crédito e às diversas formas de financiamento com critérios ESG contribuíram para o destaque do ranking.

O Anuário Integridade ESG também apresenta rankings setoriais, destacando as empresas que mais pontuaram em sua área de atuação. Foram oito os setores da economia mais representativos, que somam 75% da audiência relacionada à temática ESG. São eles Bancos; Alimentos e Bebidas; Petróleo, Gás e Derivados; Varejo; Energia; Mineração e Siderurgia; Cosméticos; e Papel e Celulose.

A metodologia aplicada mede a reputação corporativa a partir da visibilidade das citações positivas ou negativas das empresas, relacionadas à agenda ESG

Com o trabalho realizado também foi possível fazer uma radiografia precisa dos assuntos relacionados à pauta ESG mais abordados em 2022, tanto de forma geral, quanto por setor, organizados dentro dos eixos ambiental, social e governança.

Há ainda, em anexo, a tabela com as 100 empresas que tiveram maior audiência na temática, seja com menções positivas ou negativas, apresentando de forma visual o resultado da análise de sentimento.

A partir do dia 5 de junho, o Anuário Integridade ESG estará disponível, na versão digital, no site.

Metodologia
A metodologia aplicada mede a reputação corporativa a partir da visibilidade das citações positivas ou negativas das empresas, relacionadas à agenda ESG.

Primeiramente, foram coletadas mais de 100.000 menções à temática ESG em 2.000 veículos, por meio de ferramentas de busca com o suporte tecnológico da Knewin Inteligência de Dados, empresa detentora da maior base de dados da América Latina para monitoramento de mídia, e com o apoio da Fundação Getulio Vargas, a maior instituição de pesquisa do País e terceiro think tank mais importante do mundo.

As informações foram filtradas por software proprietário da Insight e chegou-se a uma lista final com 14 mil notícias dos 50 veículos nacionais de maior relevância. À essa base de dados, com iniciativas, projetos e investimentos ESG, foi aplicado algoritmo que permitiu associar as informações levantadas com a lista das 500 maiores empresas do Brasil.

A partir dessa base de dados estruturada, foi aplicada inteligência artificial para realização da análise de sentimento e, após os cruzamentos, tratamento e compilação das informações, foi calculado o Índice de Imagem ESG para cada empresa.

Portal Integridade ESG
Lançado em 2022, o portal Integridade ESG, é uma plataforma voltada à disseminação de informações sobre as melhores práticas ESG nas empresas e instituições, seja na preservação do meio ambiente, no impacto social ou na implementação de rígidos padrões de governança e conformidade. Desde então, em menos de um ano, Integridade ESG já se consolidou como uma publicação referência na área, seja pelo escopo dos temas tratados, seja pela reunião de companhias e líderes empresariais que verdadeiramente conduzem a agenda ESG no Brasil.

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