book_icon

Empresas devem se preocupar com acessibilidade digital

Para tratar de acessibilidade digital com responsabilidade é preciso pensar de maneira estratégica e estrutural

Empresas devem se preocupar com acessibilidade digital

Você já pensou em como as pessoas com deficiência visual, auditiva, motora ou intelectual acessam a internet? Provavelmente não, pois a maioria das pessoas que não possuem essas necessidades sequer refletem sobre essa realidade. No entanto, esse é um tema que tem gerado debates interessantes e que vem ampliando aos poucos a conscientização social.

Contudo, para aqueles que não estão familiarizados com o assunto, é importante saber que acessibilidade digital é quando utilizamos recursos que diminuem as barreiras para gerar uma melhor usabilidade das pessoas, seja para navegação ou uso de aplicativos.

Essa necessidade faz com que a experiência de todos seja melhorada, trazendo ao mercado soluções com maior aceitabilidade do público pela facilidade de utilização.

A digitalização das relações humanas é uma realidade  

Acessibilidade como uma prática estratégica e estrutural
Para tratar de acessibilidade digital com responsabilidade é preciso pensar de maneira estratégica e estrutural, especialmente quando consideramos que segundo dados do Censo 2010 um em cada quatro brasileiros não possui o mesmo grau de acessibilidade.

Algumas empresas já estão se movimentando com relação a essa questão, uma delas é a keeggo, parceira de empresas e startups na Transformação Digital das organizações. De acordo com o Jefté Macedo, UX Researcher Sr. na keeggo, todos os desenvolvedores são orientados para a criação de aplicativos e websites que incluam os conceitos de acessibilidade, para atender às necessidades específicas e oferecer a melhor experiência ao usuário.

“Como o nosso time também é formado por pessoas com corpos e habilidades diversas, temos uma perspectiva diferenciada sobre o tema e lidamos com as necessidades de acessibilidade diariamente”, conta.

Outro ponto a ser destacado é o fato da keeggo ser uma empresa de consultoria tecnológica que também incorpora os recursos de acessibilidade digital em sites e aplicativos de empresas parceiras, para que todas as pessoas possam aproveitar o potencial da tecnologia.

O digital em transformação
Precisamos entender que a digitalização das relações humanas é uma realidade.

Quase todas as empresas privadas e órgãos públicos migraram para o digital pela facilidade na comunicação e a oferta de produtos e serviços, com isso, os recursos de acessibilidade digital ganharam maior foco, pela necessidade de inclusão desses espaços agora majoritariamente digitais.

Porém, acessibilidade ainda é uma realidade distante, pois, embora 45 milhões de brasileiros sejam pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual ou motora, apenas 0,8% dos sites brasileiros oferecem recursos de acessibilidade digital, de acordo com dados do Movimento Web para Todos.

Isso mostra que, embora extremamente necessária, a maioria das ofertas disponíveis aos usuários não possui usabilidade eficiente.

Recursos de acessibilidade digital
Para que um site seja considerado inclusivo é preciso que o endereço virtual seja perceptível, ou seja, as imagens precisam ser descritas, os vídeos legendados e o conteúdo interpretado para a Língua Brasileira de Sinais.

Também é importante que esse site seja operável, com uma velocidade satisfatória que evite o uso de recursos que possam causar crises epilépticas, como excesso de cores vibrantes, luzes intermitentes ou recursos como múltiplos pop-ups.

As informações contidas também devem ser compreensíveis, ou seja, apresentar sentenças claras e objetivas e fontes de fácil leitura, para não dificultar a compreensão de quem possui deficiência intelectual, dislexia ou baixo letramento.

O site também precisa ser programado de uma maneira em que seja possível executar os recursos de acessibilidade digital e permitir a navegação pelo teclado para incluir as pessoas com deficiência motora.

Essas são apenas algumas das necessidades para se obter um site acessível.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.