book_icon

O desafio de alinhar consumo de energia em Data Centers à agenda ESG

A demanda por serviços digitais está em ebulição nos mais variados setores da economia, gerando uma avalanche de Dados e necessidade premente de seu armazenamento e acesso inteligente e ágil. De acordo com estudo da International Energy Agency (IEA), o consumo de energia dos Data Centers continua a aumentar à medida que mais dados são armazenados e processados em Nuvem.

O quadro revela a urgência por adotar medidas para tornar esses centros de Dados mais eficientes energeticamente e ambientalmente sustentáveis. Afinal, o impacto ambiental dos Data Centers pode ser visto como um fator negativo na avaliação de empresas sob a perspectiva ESG, uma vez que muitos investidores e stakeholders consideram o desempenho ambiental de uma empresa na tomada de decisões de investimento e parcerias.

O cenário, portanto, requer melhorias urgentes em eficiência energética, sobretudo nos Data Centers, porque são dínamos da Transformação Digital e coração da computação em Nuvem. Juntamente com redes de transmissão de Dados, eles são responsáveis por 1% a 1,5% do uso global de eletricidade e ainda por 1% das emissões de gases de efeito estufa no mundo. Além disso, em 2021 o relatório da IEA apresentou somente os data centers como responsáveis pelo consumo de 0,9% a 1,3% de toda energia do mundo, excluindo-se dessa conta a geração de criptomoedas, destacando ainda mais a importância na busca pela eficiência.

Não por acaso, governo e indústria estão se mobilizando em direção à eficiência energética, PD&D e descarbonização do fornecimento de energia e cadeias de suprimentos para reduzir a demanda de energia e emissões na próxima década para se alinhar ao cenário Net Zero até 2050. Mas ainda é tímido este avanço. Precisamos de mais.

A boa notícia é que, segundo levantamento global realizado pelo Google Cloud, junto com a The Harris Poll, 67% das organizações no Brasil priorizam planos para reduzir o uso de energia ou migrar para energia renovável – o maior percentual registrado globalmente.

Saída pela Nuvem
Uma forma de reduzir o consumo de energia é mover grande parte da infraestrutura própria para a Nuvem. Muito além da redução de custos, agilidade e escalabilidade, a cloud também proporciona redução do consumo de energia, tanto que um dos seus objetivos é justamente zerar a pegada de carbono.

Para reduzir a pegada de carbono do armazenamento em nuvem, várias abordagens podem ser adotadas, uma delas é o uso de energia renovável, como energia solar, eólica, hidrelétrica e outras fontes de energia limpa para reduzir as emissões de carbono associadas ao funcionamento dos servidores.

Essa movimentação visa alcançar eficiência energética por meio de tecnologias e melhores práticas, com servidores mais eficientes, sistemas de resfriamento mais avançados, virtualização de servidores para otimizar o uso de recursos, entre outras medidas.

A consolidação de servidores é outra estratégia para reduzir a pegada de carbono. Ao migrar várias cargas de trabalho para menos servidores físicos, é possível reduzir o consumo de energia necessário para alimentar e resfriar os servidores.

Com a migração de boa parte da infraestrutura tecnológica para a nuvem, também é possível deixar de emitir cerca de 610 toneladas métricas de CO₂, que equivale ao uso de energia por mais de 5 mil casas.

Por isso, vale reiterar, que independente da estratégia adotada, a conscientização de que os Data Centers precisam investir em tecnologias mais eficientes e em práticas de gestão responsável é fundamental no mundo corporativo. E para estar em linha à agenda sustentável, as empresas, sem dúvida alguma, também precisarão contar com parceiros e fornecedores que sejam capazes de promover e apoiar a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

É o futuro do uso responsável da tecnologia para a sustentabilidade dos negócios e da saúde do planeta, em linha com as exigências da agenda ESG.

Por Alexandre Nicolau, especialista sênior em Data Center da Logicalis.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.