book_icon

Deutsche Telekom e Ericsson anunciam solução de fatiamento de rede 5G

Em uma prova de conceito (PoC), os parceiros instanciaram com sucesso uma fatia de rede segura, que se conecta automaticamente a serviços de Nuvem privada

Deutsche Telekom e Ericsson anunciam solução de fatiamento de rede 5G

A Deutsche Telekom e a Ericsson anunciaram nesta sexta-feira (2/6) a primeira implementação mundial de uma solução integrada exclusiva para personalizar e gerenciar fatias de rede (Network Slicing) de ponta a ponta para aplicativos corporativos baseados em Nuvem. Em uma prova de conceito (PoC), os parceiros instanciaram com sucesso uma fatia de rede segura, que se conecta automaticamente a serviços de Nuvem privada.

A solução atende à necessidade de uma empresa de garantir que os funcionários obtenham o desempenho de rede necessário para uma operação tranquila e segura de seus aplicativos de local de trabalho baseados em Nuvem. Projetado para usabilidade corporativa, ele fornece configuração automatizada, provisionamento e orquestração de ponta a ponta da ordem de serviço de fatiamento corporativo. E é habilitado sem a necessidade de qualquer configuração adicional pelo usuário em seus dispositivos corporativos.

O Network Slicing é um recurso arquitetônico chave no 5G SA que permite que várias redes virtuais sejam criadas em uma única infraestrutura de rede física

Nessa solução integrada, uma ferramenta de design de slice permite que os administradores de TI de uma empresa gerenciem, monitorem e analisem com flexibilidade o desempenho do slice. Por meio de uma única interface de gerenciamento, o administrador pode personalizar, solicitar, configurar e gerenciar uma rede end-to-end composta por smartphones corporativos, uma fatia de rede 5G e serviços de Nuvem privada. Os funcionários da empresa podem acessar aplicativos privados baseados em Nuvem em seu smartphone corporativo por meio de uma fatia de rede segura na rede pública. O administrador corporativo também pode usar uma variedade de serviços analíticos na solução integrada para monitorar e analisar o uso da fatia de rede personalizada.

Os recursos e capacidades avançados da solução integrada que foram testados e validados incluem uma configuração no nível do aplicativo do dispositivo usando o Mobile Device Management (MDM) e a User Equipment Route Selection Policy (URSP). Além disso, o Business Support System (BSS) expõe as APIs do TM Forum para integração em interfaces de gerenciamento de terceiros. Dessa forma, os sistemas de gerenciamento externos podem incorporar o pedido e o gerenciamento das fatias.

“Esta demonstração bem-sucedida destaca o potencial dos recursos avançados de fatiamento de rede 5G para permitir serviços exclusivos e flexíveis para empresas, personalizados para necessidades específicas”, afirmou Kaniz Mahdi, vice-presidente sênior de Arquitetura e Inovação de Tecnologia da Deutsche Telekom. “Trabalhando com nossos parceiros, estamos comprometidos em transferir essa inovação para soluções atraentes para as jornadas de digitalização de nossos clientes corporativos”, completou.

“À medida que os provedores de serviços de comunicação e as empresas buscam fazer uso total dos recursos avançados do 5G, o fatiamento da rede é a chave para a criação de casos de negócios sustentáveis. Esta Prova de Conceito mostra que a capacidade das empresas de criar e adaptar fatias de rede facilmente para atender às necessidades de seus aplicativos e usuários não é mais algo para o futuro, mas algo para hoje. Estamos ansiosos para continuar esta grande parceria com a Deutsche Telekom para cumprir a promessa real do 5G”, disse Daniel Leimbach, chefe da unidade de Clientes da Europa Ocidental na Ericsson

A prova de conceito foi implementada em um testbed 5G Standalone (SA) em um laboratório da Deutsche Telekom com os smartphones corporativos conectados a um conjunto predefinido de aplicativos de Nuvem privada. A Ericsson forneceu a rede 5G Core, Radio Access Network (RAN) e orquestração de ponta a ponta, incluindo URSP.

O Network Slicing é um recurso arquitetônico chave no 5G SA que permite que várias redes virtuais sejam criadas em uma única infraestrutura de rede física. Diferentes características de serviço e parâmetros de qualidade podem então ser fornecidos para cada ‘fatia’ adaptada às necessidades do cliente e com total isolamento entre as fatias. Esses capacitadores técnicos apoiarão as operadoras no desenvolvimento de novos serviços e modelos de negócios diferenciados, aproveitando a conectividade premium que o 5G SA pode oferecer.

Serviço
www.ericsson.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.