
Em recente Dados divulgados pela MapBiomas, as áreas queimadas no Brasil durante o período de janeiro a abril de 2023 representam um total de 1.427.115 hectares (ha), sendo abril o mês com maior registro, contabilizando 541 mil ha.
Os Dados apontam que o estado de Roraima foi o mais afetado, com 477.548 mil ha, seguido de Goiás. Ao todo, 71,3% das queimadas acometeram a formação campestre que possui vegetação herbácea, gramíneas e arbustos de pequeno porte. Já as queimadas florestais representam 14,8%.
De acordo com Pedro Curcio, CEO da iNeeds, startup especializada em tecnologias que auxiliam no desenvolvimento das cidades, já existem produtos que são eficientes e podem ajudar a combater os incêndios.
“Atualmente, já existem diversas tecnologias que funcionam através de IoT (Internet das Coisas), que fazem o uso de sensores e podem detectar os incêndios ainda em estágio inicial, na fase de combustão lenta”, afirma.
O especialista ressalta que o Detector de Incêndios Florestais da iNeeds monitora o microclima, medindo temperatura, umidade e pressão do ar. “O sensor integra a detecção de qualidade do ar e a detecção de gases, permitindo identificar de forma precisa e confiável a presença de fogo, monóxido de carbono e outros gases em níveis de partes por milhão (ppm). Utilizando inteligência artificial incorporada, o sensor é capaz de distinguir com precisão um incêndio real, evitando falsos positivos”, explica.
Sourient afirma que o Detector de Incêndios Florestais é projetado para operar por longos períodos, exigindo apenas pequenas manutenções quando necessário. Além disso, o sensor funciona com energia limpa por meio de seu painel solar integrado.
O aparelho também está disponível para ser comercializado em áreas privadas, como sítios e fazendas, e as encomendas devem ser realizadas diretamente na empresa fornecedora iNeeds Systems.

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo