book_icon

Detector de Incêndios Florestais pode ser uma solução vital para auxiliar a Defesa Civil

Aparelho da empresa iNeeds, acoplado em uma árvore, consegue captar pequenos focos de incêndio, evitando grandes queimadas e prejuízos ao ecossistema

Detector de Incêndios Florestais pode ser uma solução vital para auxiliar a Defesa Civil

Em recente Dados divulgados pela MapBiomas, as áreas queimadas no Brasil durante o período de janeiro a abril de 2023 representam um total de 1.427.115 hectares (ha), sendo abril o mês com maior registro, contabilizando 541 mil ha.

Os Dados apontam que o estado de Roraima foi o mais afetado, com 477.548 mil ha, seguido de Goiás. Ao todo, 71,3% das queimadas acometeram a formação campestre que possui vegetação herbácea, gramíneas e arbustos de pequeno porte. Já as queimadas florestais representam 14,8%.

Ao todo, 71,3% das queimadas acometeram a formação campestre que possui vegetação herbácea, gramíneas e arbustos de pequeno porte

De acordo com Pedro Curcio, CEO da iNeeds, startup especializada em tecnologias que auxiliam no desenvolvimento das cidades, já existem produtos que são eficientes e podem ajudar a combater os incêndios.

“Atualmente, já existem diversas tecnologias que funcionam através de IoT (Internet das Coisas), que fazem o uso de sensores e podem detectar os incêndios ainda em estágio inicial, na fase de combustão lenta”, afirma.

O especialista ressalta que o Detector de Incêndios Florestais da iNeeds monitora o microclima, medindo temperatura, umidade e pressão do ar. “O sensor integra a detecção de qualidade do ar e a detecção de gases, permitindo identificar de forma precisa e confiável a presença de fogo, monóxido de carbono e outros gases em níveis de partes por milhão (ppm). Utilizando inteligência artificial incorporada, o sensor é capaz de distinguir com precisão um incêndio real, evitando falsos positivos”, explica.

Segundo Luiz Sourient, CTO da iNeeds, após o sensor identificar que há algum tipo de fogo no local, ele envia automaticamente um aviso de alerta ao receptor localizado na sala de monitoramento da Defesa Civil do município, que irá tomar as medidas necessárias para conter o incêndio.

Sourient afirma que o Detector de Incêndios Florestais é projetado para operar por longos períodos, exigindo apenas pequenas manutenções quando necessário. Além disso, o sensor funciona com energia limpa por meio de seu painel solar integrado.

O aparelho também está disponível para ser comercializado em áreas privadas, como sítios e fazendas, e as encomendas devem ser realizadas diretamente na empresa fornecedora iNeeds Systems.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.