book_icon

Reaproveitamento de Currículo: Gupy dá dicas para aproveitar melhor o recurso

Ao preencher seu currículo em uma plataforma de Recrutamento & Seleção, tenha em mente que essas informações serão usadas em suas futuras candidaturas

Reaproveitamento de Currículo: Gupy dá dicas para aproveitar melhor o recurso

Atualmente, a maneira mais comum de garimpar vagas de emprego é por meio das plataformas online. Algumas possuem recursos que agilizam os processos de candidaturas realizados pelos profissionais, o que reduz o tempo destinado à ação e otimiza o processo de inscrição. Contudo, é necessário se atentar e ter alguns cuidados ao usar este tipo de alternativa.

A Gupy, empresa que atua em soluções para RH no Brasil, acaba de lançar o recurso de reaproveitamento de currículo em sua plataforma de Recrutamento & Seleção, com o objetivo de proporcionar mais agilidade e praticidade às pessoas candidatas. Apenas na fase de testes com mais de 700 mil pessoas usuárias da plataforma, já foi possível registrar uma economia de mais de 30 segundos na etapa de candidatura, e a tendência é que gere uma economia de tempo cada vez maior à medida que os profissionais aprendam a usar o novo processo.

Na prática, ao se candidatar a uma vaga, a pessoa candidata poderá aproveitar suas informações do currículo com poucos cliques 

Na prática, ao se candidatar a uma vaga, a pessoa candidata poderá aproveitar suas informações do currículo com poucos cliques. Em seguida, será direcionada para os próximos passos, como perguntas adicionais selecionadas pelas empresas ou diretamente para as primeiras etapas do processo seletivo. Ao iniciar a inscrição, a plataforma também oferece a possibilidade de atualizar ou adicionar novos dados, caso o profissional precise.

Pensando nisso, Guilherme Dias, CMPO e cofundador da Gupy, listou quatro dicas para que as pessoas candidatas possam aproveitar a funcionalidade da melhor maneira. Confira:

 Dedique um tempo ao primeiro preenchimento do currículo na plataforma
Ao preencher seu currículo em uma plataforma de Recrutamento & Seleção, tenha em mente que essas informações serão usadas em suas futuras candidaturas. Dedique um tempo só para isso, tenha objetividade ao escrever suas informações, foque em descrever o que for relevante para a posição que almeja, destaque as ferramentas que utilizava em seu último trabalho, as atividades que exercia e outras informações que julgar relevantes. No caso da Gupy, quanto mais detalhado, melhor, já que a plataforma utiliza uma inteligência artificial para fazer a primeira leitura dos currículos e, neste processo, ela analisa a semântica das palavras. Isto é, ela consegue compreender o contexto do currículo, por isso, quanto mais informações tiver, maior será a compreensão quanto ao perfil profissional e as características que o tornam apto para uma vaga.

 Mantenha seu currículo sempre atualizado
Sempre que fizer um curso, um treinamento, se envolver em algum projeto que agregue em sua carreira, lembre-se de atualizar seu currículo nas plataformas. Além do movimento ser bem visto pelos recrutadores e mostrar que você não está completamente estagnado, pode ser a experiência ou qualificação que faltava para seu perfil preencher os requisitos de alguma vaga.

Verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente
Esta pode parecer, à primeira vista, uma dica muito óbvia, mas é também essencial! Muitas vezes as pessoas dão bastante atenção aos campos de experiência profissional e formação acadêmica e acabam preenchendo seus Dados pessoais de maneira automática. Esta etapa é muito importante. Antes de submeter, dê uma boa revisada, veja se não falta nenhum caractere no campo de e-mail e se o telefone está com o DDD correto, por exemplo.

Cheque se existem perguntas enviadas pela empresa
Ao usar o recurso de aproveitar as informações do seu currículo cadastrado em vez de precisar preencher tudo novamente, pode ser que você se depare com informações adicionais solicitadas pela empresa para a qual você está se candidatando, como se a pessoa possui CNH e qual categoria ou data de conclusão de um curso. Ou seja, além dos Dados do currículo, a empresa pode solicitar outras, que você precisará acrescentar nesta etapa. Fique atento!

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.