book_icon

Universidade Corporativa Delfia investe em inovação digital

Programa de educação profissional continuada com aulas ministradas por professores da FIA, SENAC e Universidade Mackenzie habilita os 385 curadores da Delfia no Brasil, nos EUA, no México e na Colômbia em áreas que vão da conscientização sobre assédio moral ou sexual ao domínio das mais novas tecnologias em Cyber Security

Universidade Corporativa Delfia investe em inovação digital

A Delfia, curadoria inteligente de jornadas digitais, anuncia o início das operações da Universidade Corporativa Delfia (UCD). Os 385 curadores Delfia – incluindo os profissionais que atuam nas operações nos EUA, México e Colômbia – têm, agora, acesso a cerca de 400 diferentes atividades pedagógicas distribuídas por quatro grades principais: Academia de Cultura, Academia de Tecnologia, Academia de Negócios e Academia de Líderes. Professores de instituições reconhecidas como a FIA (Fundação Instituto de Administração), o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e a Universidade Mackenzie ministram aulas interativas, entregues de modo síncrono e assíncrono via a plataforma EAD da UCD.

A Delfia dedicou R$ 6 milhões para organizar e manter a UCD. “Investimos muito em nossos talentos. A UCD utiliza as mais avançadas disciplinas pedagógicas para renovar os “hard skills” – a formação técnica – e os “soft skills” – criatividade, empatia, comunicação, inclusão –, de nossos curadores. Trata-se de um processo de educação profissional continuada, algo essencial para que sigamos antecipando e equacionando os desafios de negócios de clientes como Rede, Havan e Autopass”, afirma Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia.

Ciclos incessantes de inovação “Soft skills” são essenciais na missão dos curadores Delfia 

Segundo estudo realizado pela união das State Universities dos EUA, em 2022 as corporações norte-americanas investiram cerca de 210 bilhões de dólares em programas de CPE (Continuing Professional Education, educação profissional continuada). “A razão para isso é clara”, analisa Bocchi. “Ciclos incessantes de inovação “Soft skills” são essenciais na missão dos curadores Delfia: a UCD oferece cursos sobre inteligência emocional, ética e responsabilidade social e profundas transformações culturais rapidamente tornam anacrônicos conhecimentos e habilidades. Por sermos uma curadoria de inovação digital, vemos a UCD como uma coluna da nossa organização. Além de atualizar conhecimentos técnicos, estamos empenhados em formar pessoas com uma visão humanizada e criativa, curadores que ampliem os horizontes do mercado”.

Para atingir essa meta, a UCD oferece quatro diferentes academias:
 Academia de Cultura: seus cursos têm foco no comportamento do profissional, habilidade de gestão, respeito à privacidade de Dados (LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados) e suporte à diversidade e inclusão. Esse é o um dos programas mais concentrados na evolução dos “soft skills” dos curadores Delfia, cobrindo tópicos que vão desde como identificar uma situação de assédio a como conquistar uma comunicação persuasiva.

 Academia de Tecnologia: cursos dedicados à renovação do time em tudo o que diz respeito a conceitos e plataformas tecnológicas. Há um foco grande em inovação baseada em soluções na Nuvem e on-premise, cybersecurity etc.

Academia de Negócios: trabalha a interiorização da ética comercial, disseminando estratégias para manter relacionamentos de longo prazo com os clientes. Os cursos estão ao alcance de profissionais de pré-vendas e vendas e incluem oratória para condução de reuniões e apresentações.

 Academia de Líderes: foco em formar e atualizar líderes com visão estratégica. Inclui cursos sobre como fazer gestão de pessoas em trabalho remoto e como dar feedback. Visa, também, preparar os sucessores para os atuais líderes.

Ambiente Virtual de Aprendizagem
Para Juliana Motta, líder de RH da Delfia e reitora da UCD, é importante destacar a variedade de materiais didáticos que este AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – coloca à disposição dos curadores Delfia. “Pensamos em como estimular as inteligências múltiplas por meio dos objetos instrucionais criativos e humanizados”, explica. “Há videoaulas gravadas em estúdios, e-books, infográficos, atividades, vídeos TedX, artigos acadêmicos, leituras complementares, exercícios e fóruns de estudo. Nossa plataforma EAD foi estruturada com as bases educacionais de uma universidade”. Essa riqueza permite que cada time de curadores possa desenhar uma trilha de educação profissional continuada sob medida para seus desafios específicos.

Videoaula com professores da FIA, SENAC e Mackenzie: UCD tem as bases educacionais de uma universidade
“A maior missão da UCD é prover possibilidades para que os curadores Delfia possam se apropriar do que há de melhor em conhecimento e estratégias”, destaca Juliana. “Ao entregarmos educação de qualidade aos nossos colaboradores, estamos oportunizando um diferencial de conhecimento para que todos possam ser curadores de suas trajetórias profissionais. E, da mesma forma, possam, por meio do conhecimento, transformar a carreira de seus liderados. Este é o sentido de uma educação curadora”.

Habilidades em comunicação e empatia
É o que atesta Gabriel Vandevelde Amado, Engenheiro de Pré-Vendas da Delfia. Formado em análise e desenvolvimento de sistemas, Amado sempre considerou a educação profissional continuada crítica para a performance de um profissional de TI como ele. “Quem trabalha com tecnologia tem de estudar sempre. Ao fazer os cursos da UCD, no entanto, compreendi que havia skills não técnicos que também eram essenciais para meu trabalho”.

Amado passou a estudar e vivenciar experiências sobre diversidade e inclusão, além de desenvolver ainda mais suas habilidades de empatia e comunicação. “O curador Delfia cuida de quem está ao seu redor, trazendo tranquilidade para as trocas profissionais. A vida fica melhor assim”.

Conformidade à LGPD
Para Beatriz Nascimento, Analista Júnior de Compras da Delfia, a existência da UCD confirma que a Delfia vem ao encontro do colaborador em sua jornada de aprendizagem contínua. “Há empresas que esperam que o profissional venha 100% formado, uma meta desafiadora num mundo em que tudo muda o tempo todo. O investimento da Delfia em seu time faz com que a capacitação contínua se torne uma realidade. É um conhecimento que levaremos para a vida”, resume.

Beatriz é estudante universitária de gestão comercial. Neste curso, a maior parte das interações são por EAD. “No EAD da Universidade Corporativa Delfia, porém, minha jornada é mais fácil – a interface é funcional e intuitiva”, analisa. Beatriz ressalta o que conquistou no curso sobre a conformidade à LGPD. “Por lidar com dados de clientes, foi fundamental aprender as práticas que protegem essas informações críticas”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.