book_icon

Inteligência Artificial chega à grade do ensino técnico do Brasil

Cresce a necessidade de formação específica para esse mercado potencial. O Colégio FECAP, em SP, oferece o primeiro curso de ensino médio técnico na área do País
Inteligência Artificial chega à grade do ensino técnico do Brasil

A geração Z, também chamada de pós-millennials, são os jovens nascidos de 1994 a 2010. Nativos digitais, eles praticamente nasceram imersos na cultura digital e tecnológica. E provavelmente serão, em um futuro breve, os profissionais que dominarão a Inteligência Artificial, mercado crescente que deve gerar milhões de empregos nos próximos anos.
Para aproveitar essas oportunidades, é preciso se preparar para o mercado de trabalho. O Colégio FECAP está lançando o primeiro curso de ensino médio técnico em Inteligência Artificial do Brasil. O curso tem projeto pedagógico próprio e proporcionará aos alunos uma sólida base de programação de alto nível, modelo neural, machine learning, ampliando os conhecimentos fundamentais para Big Data e sistema de reconhecimento de voz. A FECAP já tem expertise acumulada com o único curso técnico no País que prepara alunos para produzir algoritmos completos com autonomia.

A geração Z, também chamada de pós-millennials, são os jovens nascidos de 1994 a 2010. Nativos digitais, eles praticamente nasceram imersos na cultura digital e tecnológica  

“O novo curso visa apresentar ao aluno a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional diante de determinadas situações”, afirma a Profª Evelyn Cid, Coordenadora do Ensino Técnico do Colégio FECAP. As matrículas já estão abertas para o primeiro semestre de 2020, pelo site www.fecap.br.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O avanço tecnológico da IA permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de bancos de dados, trazendo ganhos de produtividade a empresas e indústrias.
Diversos setores da economia, como serviços públicos, comércio, hotelaria, alimentação, construção, manufatura, mineração, agricultura, pesca e muitos outros terão grande demanda por mão de obra qualificada. Em um futuro próximo, o Brasil deve criar milhões de postos de trabalho na área da inteligência artificial, segundo pesquisa encomendada pela Microsoft à consultoria americana DuckerFrontier.
A inteligência artificial também terá grande impacto sobre os empregos. Mais de 120 milhões de trabalhadores de todo o mundo terão de participar de programas de reciclagem nos próximos três anos, segundo pesquisa da IBM divulgada em setembro.
COLÉGIO FECAP
Fundado em 1902 com a finalidade de formar jovens com excelência acadêmica e profissional, é mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Integrado ao Ensino Médio, os alunos podem optar por um Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, Informática, Publicidade, Multimídia, Hospedagem, Administração, Comércio Exterior, Meio Ambiente, Produção de Áudio e Vídeo e agora também Inteligência Artificial.
O projeto pedagógico é pautado em ações que possibilitem ao aluno aprender os conteúdos escolares desenvolvendo habilidades que sustentam o prosseguimento dos estudos nos cursos superiores. Por isso, também prepara os alunos para obter ótimos resultados no Enem e nos vestibulares das melhores universidades.
Além disso, a língua inglesa é disciplina obrigatória na grade curricular durante as três séries do Ensino Médio. E no período vespertino são oferecidas diversas atividades extracurriculares. Os alunos também podem estudar a grade do High School canadense, o que permite a obtenção de dupla certificação, o que possibilita ao estudante ingressar em universidades canadenses e em outros países.
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.