A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou que foi selecionada pelo Instituto de Tecnologia de Tóquio (Tokyo Tech) Global Scientific Information and Computing Center (GSIC) para construir seu supercomputador de última geração, TSUBAME 4.0, que irá acelerar as descobertas científicas orientadas por IA em medicina, ciência de materiais, pesquisa climática e turbulência em ambientes urbanos.
A Tokyo Tech é uma das principais universidades do mundo em ciência e tecnologia. Com o supercomputador TSUBAME4.0, os usuários terão a capacidade de treinar mais modelos de IA e executar aplicativos em ciência computacional e análise, simultaneamente, para aumentar os esforços de pesquisa e melhorar a produtividade.
O TSUBAME 4.0, adquirido de acordo com as regras de compras do governo japonês e concedido à HPE Japan, estará totalmente operacional na primavera (Hemisfério Norte) de 2024. O sistema será baseado em uma instalação recém-construída no campus Suzukakedai da Tokyo Tech.
O TSUBAME 4.0 será construído usando supercomputadores HPE Cray XD6500, que fornecem desempenho máximo e recursos especializados para executar cargas de trabalho de modelagem e simulação necessárias para pesquisas científicas complexas. Os supercomputadores HPE Cray XD6500 também são altamente densos e desenvolvidos especificamente para dar suporte à computação acelerada, otimizada para potencializar aplicativos de IA, análises e imagens intensivas.
O supercomputador alcançará um desempenho máximo teórico de 66,8 petaflops, com precisão dupla de 64 bits. Além disso, o sistema atingirá 952 petaflops com meia precisão de 16 bits, oferecendo desempenho de computação 20 vezes mais acelerado que a versão 3.0, seu antecessor. O TSUBAME 4.0 fornecerá desempenho significativamente superior para atender às demandas computacionais de muitos usuários, servindo como um “supercomputador para todos”.
Desde o lançamento do TSUBAME 1.0 em abril de 2006, os supercomputadores TSUBAME forneceram recursos de computação para a indústria global, academia e organizações governamentais como “o supercomputador de todos”. O GSIC da Tokyo Tech é a primeira universidade a adotar supercomputadores habilitados para GPU, ganhou reconhecimento por fornecer um dos centros de supercomputadores de ponta mais avançados do mundo.
O TSUBAME 4.0 será construído com supercomputadores HPE Cray XD6500, consistindo de 240 nós e equipado com dois processadores AMD EPYC de 4ª geração, quatro GPUs Nvidia H100 Tensor Core e 768 GiB de memória principal. O hardware e o software do TSUBAME 4.0 foram projetados para alavancar e aumentar os recursos atuais do TSUBAME 3.0 como um supercomputador baseado em GPU com usabilidade aprimorada por meio de vários aprimoramentos de software.
A configuração TSUBAME 4.0 é semelhante à série TSUBAME existente, que envolve CPUs x86_64 e GPUs compatíveis com CUDA. Isso permitirá o uso contínuo de recursos de programas existentes e a adoção acelerada de ciência e tecnologia computacional de ponta.
Serviço
www.hpe.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo