book_icon

Red Hat Enterprise Linux leva consistência e segurança às Nuvens

Sistema operacional open source permite padronização entre diferentes ambientes para reduzir complexidade de gestão e otimizar recursos

Red Hat Enterprise Linux leva consistência e segurança às Nuvens

Em todos os setores, as organizações estão migrando para a nuvem para simplificar custos, ganhar eficiência e inovar mais rápido. Segundo Dados da Flexera, hoje as empresas executam 50% de suas cargas de trabalho e hospedam 48% de seus Dados na Nuvem, mas migrar mais cargas de trabalho para o ambiente cloud é uma das principais iniciativas previstas por 44% das companhias. Em um cenário de altas pressões inflacionárias e condições macroeconômicas desafiadoras, os projetos de Nuvem híbrida são os que têm se mostrado mais resilientes.

Ao mesmo tempo em que o futuro da TI híbrida representa um universo de oportunidades para as organizações, expõe também uma série de desafios. A partir da rápida evolução que experimenta a infraestrutura de TI, surgem complexidades adicionais relacionadas ao gerenciamento de várias plataformas tecnológicas, à disponibilidade de recursos com diversos conjuntos de habilidades e à garantia de segurança. Soma-se a isso o cumprimento regulatório para um número crescente de ambientes de TI, que podem gerar riscos e aumento dos custos associados.

O sistema permite uma experiência em nuvem com a mesma segurança, desempenho, escalabilidade, capacidade de gerenciamento e confiabilidade que se espera em qualquer ambiente de TI

Para responder a estes desafios, as organizações precisam simplificar sua abordagem operativa de TI com a padronização de sua plataforma em um único ambiente operacional que permita aumentar a escalabilidade, melhorar o desempenho, simplificar a automação e o gerenciamento da TI, e promover economias de custo significativas.

Sistemas operacionais de código aberto, como o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), conectam o Data Center e a infraestrutura de Nuvem, simplificando as operações, aumentando a flexibilidade e ajudando as empresas a aproveitar ao máximo seus investimentos em Nuvem. “Trata-se de um sistema operacional preparado e concebido para a nuvem, que oferece uma experiência consistente, estável e inovadora nos diferentes tipos de infraestrutura tecnológica que integram a nuvem híbrida, incluindo on-premise, virtualizada, multi Cloud e Edge”, explica Adrian Cambareri, gerente da unidade de negócio de RHEL para as Américas na Red Hat.

Pronto para a Nuvem
Consistência é um elemento chave para reduzir complexidade, custo e atritos ao mover cargas de trabalho para diferentes ambientes, especialmente a nuvem. O Red Hat Enterprise Linux foi projetado levando isso em conta: as organizações podem reduzir a complexidade adicional que geram os múltiplos entornos heterogêneos de TI, padronizando um único sistema operacional que pode fornecer uma experiência consistente e homogênea em toda a nuvem híbrida. “O sistema permite uma experiência em Nuvem com a mesma segurança, desempenho, escalabilidade, capacidade de gerenciamento e confiabilidade que se espera em qualquer ambiente de TI, seja com novos aplicativos, aplicativos existentes que passam do Data Center para a Nuvem ou ao fazer a transição de uma distribuição Linux (como o CentOS Linux) para Red Hat Enterprise Linux”, afirma o executivo.

O RHEL capacita as organizações a reter habilidades, padrões, processos, práticas recomendadas e ferramentas utilizadas por áreas de TI, reduzindo a complexidade e o custo das migrações para a Nuvem e fornecendo gerenciamento simplificado em toda a infraestrutura de TI a partir de um único console. Plataforma Linux corporativa líder de mercado, conta com recursos exclusivos para fornecer inovação consistente no mundo da TI híbrida. “Estudo da IDC mostrou que os clientes do Red Hat Enterprise Linux podem contar com um impacto direto de cerca de US$ 1,7 trilhão neste ano, comparado aos 900 bilhões estimados em custos de TI. Trata-se de um retorno financeiro de praticamente dois por um”, diz Cambareri.

Menos gastos, mais suporte
Certificado para uso com todos os principais provedores de nuvem, incluindo Microsoft Azure, AWS, Google Cloud, IBM Cloud e Alibaba Cloud, o Red Hat Enterprise Linux traz importantes vantagens de conveniência. “Estamos falando da única distribuição Linux suportada pela Red Hat que trabalha com parceiros de Nuvem para fornecer experiência, conhecimento e, em alguns casos, modelos de suporte conjunto para garantir que as empresas possam atingir seus objetivos com sucesso”, reforça Sandra Vaz, diretora Sênior de Alianças e Canais para a América Latina na Red Hat.

Os provedores de Nuvem oferecem uma ampla e atraente variedade de software e serviços, juntamente com experiências de compra simples. As organizações podem capitalizar as ofertas de gastos comprometidos do provedor para tornar a aquisição de TI e o gerenciamento de ativos mais fácil (e mais barato) do que nunca. “Você recebe a mesma experiência de alto valor, quer obtenha Red Hat Enterprise Linux diretamente da Red Hat ou por meio de seu provedor de Nuvem. Como resultado, pode gastar menos tempo resolvendo problemas de suporte e orientar a equipe em tarefas mais estratégicas”, pontua Sandra.

Segurança e compliance
Manter a segurança e a conformidade na Nuvem segue sendo o principal desafio para 78% das empresas, de acordo com o Flexera. Uma infraestrutura aberta, baseada em soluções como o Red Hat Enterprise Linux, é a base para trazer consistência para também endereçar esse ponto crítico de atenção. O RHEL fornece recursos de segurança integrados, certificações de segurança e maneiras mais simples de manter a conformidade. Uma equipe de segurança dedicada, software de verificação e correção e o acesso a novos recursos ajudam a garantir a conformidade contínua. Ferramentas de segurança automatizadas, regulares atualizações e lançamentos de patches e experiência acessível também possibilitam trazer mais proteção à nuvem.

“O Red Hat Enterprise Linux oferece segurança superior e a consistência necessárias para a Nuvem híbrida, facilitando a migração perfeita das cargas de trabalho, simplificando o gerenciamento e proporcionando uma visibilidade completa e sem atrito do desenvolvimento à produção em Nuvens públicas, privadas e híbridas. Esse equilíbrio de flexibilidade e consistência permite às organizações avançar nas Nuvens aproveitando todo o seu potencial de maneira inteligente, estratégica e eficiente, acelerando o time to value e o retorno de resultados”, finaliza Adrian Cambareri.

                                                                                                                                                                           Publieditorial
Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.