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Desafios e oportunidades para as empresas de Telecomunicações no mundo

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação ou Dia Mundial da Internet é uma celebração das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação e de como elas uniram e impulsionaram o cotidiano das pessoas em todo o mundo

Desafios e oportunidades para as empresas de Telecomunicações no mundo

Comemorado em 17 de maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação ou Dia Mundial da Internet foi criado pela União Internacional de Telecomunicações, uma agência especializada das Nações Unidas para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.

Não apenas nessa data mas em todos os dias é importante falar sobre a proteção dos dados pessoais e a privacidade nas comunicações eletrônicas, temas de extrema relevância na era digital. “Com o aumento da utilização de dispositivos eletrônicos e serviços de telecomunicações, principalmente após a pandemia, tornou-se essencial garantir que as informações pessoais dos usuários sejam protegidas adequadamente e que a privacidade dos indivíduos seja respeitada”, esclarece Martina do Nascimento El Atra, advogada especialista em Direito Digital da Mabe Advogados.

A proteção dos Dados pessoais e da privacidade pode representar uma oportunidade para empresas de Telecomunicações que conseguem demonstrar seu compromisso com a segurança e privacidade dos usuários

A advogada afirma que as empresas de telecomunicações, além das informações cadastrais dos usuários, acessam e armazenam dados e informações sobre o tráfego dos usuários na internet, localização, por meio do GPS do dispositivo móvel, dados de pagamento e toda a informação sobre o comportamento dos usuários na Internet.

Diretrizes
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, entrou em vigor em setembro de 2020, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade das pessoas físicas. A LGPD estabelece regras claras sobre como as empresas devem coletar, tratar, armazenar e compartilhar os dados pessoais de seus usuários.

“As empresas de Telecomunicações enfrentam desafios únicos em relação à proteção de dados pessoais e privacidade. Elas precisam garantir a segurança das informações transmitidas e armazenadas em suas redes e sistemas, bem como respeitar as preferências dos usuários em relação ao uso de seus dados pessoais. Devido ao grande volume de Dados armazenados, maior a responsabilidade e a necessidade de adequações por parte de tais empresas”, declara Martina.

De acordo com a especialista em Direito Digital, “é importante salientar que a proteção dos Dados pessoais e da privacidade pode representar uma oportunidade para empresas de Telecomunicações que conseguem demonstrar seu compromisso com a segurança e privacidade dos usuários. As empresas que se destacam nesse aspecto podem ganhar a confiança e lealdade dos usuários, o que pode levar a uma maior fidelidade e satisfação do cliente”, finaliza.

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