Comemorado em 17 de maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação ou Dia Mundial da Internet foi criado pela União Internacional de Telecomunicações, uma agência especializada das Nações Unidas para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.
Não apenas nessa data mas em todos os dias é importante falar sobre a proteção dos dados pessoais e a privacidade nas comunicações eletrônicas, temas de extrema relevância na era digital. “Com o aumento da utilização de dispositivos eletrônicos e serviços de telecomunicações, principalmente após a pandemia, tornou-se essencial garantir que as informações pessoais dos usuários sejam protegidas adequadamente e que a privacidade dos indivíduos seja respeitada”, esclarece Martina do Nascimento El Atra, advogada especialista em Direito Digital da Mabe Advogados.
A advogada afirma que as empresas de telecomunicações, além das informações cadastrais dos usuários, acessam e armazenam dados e informações sobre o tráfego dos usuários na internet, localização, por meio do GPS do dispositivo móvel, dados de pagamento e toda a informação sobre o comportamento dos usuários na Internet.
Diretrizes
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, entrou em vigor em setembro de 2020, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade das pessoas físicas. A LGPD estabelece regras claras sobre como as empresas devem coletar, tratar, armazenar e compartilhar os dados pessoais de seus usuários.
“As empresas de Telecomunicações enfrentam desafios únicos em relação à proteção de dados pessoais e privacidade. Elas precisam garantir a segurança das informações transmitidas e armazenadas em suas redes e sistemas, bem como respeitar as preferências dos usuários em relação ao uso de seus dados pessoais. Devido ao grande volume de Dados armazenados, maior a responsabilidade e a necessidade de adequações por parte de tais empresas”, declara Martina.
De acordo com a especialista em Direito Digital, “é importante salientar que a proteção dos Dados pessoais e da privacidade pode representar uma oportunidade para empresas de Telecomunicações que conseguem demonstrar seu compromisso com a segurança e privacidade dos usuários. As empresas que se destacam nesse aspecto podem ganhar a confiança e lealdade dos usuários, o que pode levar a uma maior fidelidade e satisfação do cliente”, finaliza.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo