book_icon

Samsung desenvolve primeira DRAM compatível com CXL 2.0

A nova DRAM CXL de 128 GB será produzida em massa este ano, acelerando a comercialização de soluções de memória de última geração

Samsung desenvolve primeira DRAM compatível com CXL 2.0

A Samsung Electronics, fabricante mundial de tecnologia avançada de semicondutores, anunciou nesta sexta-feira (12/5) o desenvolvimento da primeira DRAM de 128 GB da indústria para suportar Compute Express Link (CXL) 2.0. A Samsung trabalhou de perto com a Intel neste avanço histórico em uma plataforma Intel Xeon.

Com base no desenvolvimento da primeira CXL DRAM baseada em CXL 1.1 do setor em maio de 2022, espera-se que a introdução da Samsung CXL DRAM de 128 GB baseada em CXL 2.0 acelere a comercialização de soluções de memória de última geração. A nova CXL DRAM suporta interface PCle 5.0 e fornece largura de banda de até 35 GB por segundo.

“Como membro do Conselho de Administração do Consórcio CXL, a Samsung Electronics permanece na vanguarda da tecnologia CXL”, disse Jangseok Choi, vice-presidente da Equipe de Planejamento de Novos Negócios da Samsung Electronics. “Esse desenvolvimento inovador destaca nosso compromisso em expandir ainda mais o ecossistema CXL por meio de parcerias com empresas de data centers, servidores e chipsets em todo o setor”, completou.

“A Intel tem o prazer de trabalhar com a Samsung em seu investimento em um vibrante ecossistema CXL”, disse Jim Pappas, diretor de Iniciativas Tecnológicas da Intel Corporation. A Intel continuará a trabalhar com a Samsung para promover o crescimento e a adoção de produtos CXL inovadores em toda a indústria”, observou.

“A Montage está animada para produzir em massa os primeiros controladores compatíveis com CXL 2.0”, disse Stephen Tai, presidente da Montage Technology. “Estamos ansiosos para continuar nossa parceria com a Samsung para aprimorar a tecnologia CXL e expandir seu ecossistema”, comentou.

Pela primeira vez, o CXL 2.0 suporta um pool de memória, uma técnica de gerenciamento de memória que liga vários blocos de memória CXL em uma plataforma de servidor para formar um pool e permite que os hosts aloquem dinamicamente a memória do pool conforme necessário. A nova tecnologia permite que os clientes maximizem a eficiência enquanto reduzem os custos operacionais, o que, por sua vez, ajudará os clientes a reinvestir recursos no reforço da memória do servidor.

A Samsung planeja iniciar a produção em massa de CXL 2.0 DRAM ainda este ano e está preparada para oferecer ofertas adicionais em várias capacidades para atender à demanda por futuros aplicativos de computação.

O CXL é uma interface de próxima geração que agrega eficiência a aceleradores, DRAM e dispositivos de armazenamento usados ​​com CPUs em sistemas de servidor de alto desempenho. Dado que sua largura de banda e capacidade podem ser expandidas quando usadas com a DRAM principal, espera-se que o avanço da tecnologia crie ondas no mercado de computação de próxima geração, onde tecnologias-chave como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) lideraram a um rápido aumento na demanda por processamento de dados de alta velocidade.

Serviço
www.samsung.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.