book_icon

Estudo do Gartner lista oito tendências para cadeia de suprimentos

Os líderes de supply chain devem ter uma compreensão das tecnologias estratégicas, disruptivas e inevitáveis ​​que impactarão seus processos de planejamento

Estudo do Gartner lista oito tendências para cadeia de suprimentos

À medida que as organizações dão maior ênfase ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, os Chief Supply Chain Officers (CSCOs) pretendem aproveitar a oportunidade coletiva de investir no crescimento por meio de novos investimentos em tecnologia, de acordo com o Gartner. Em uma pesquisa com 499 líderes da cadeia de suprimentos de outubro a dezembro de 2022 na América do Norte, América Latina, Europa Ocidental e região da Ásia/Pacífico, 65% dos entrevistados disseram que antecipam que será mais fácil financiar novos investimentos em tecnologia com 73% da oferta orçamentos de TI da cadeia este ano a serem alocados para melhorias de crescimento e desempenho, em média.

Para ajudar a orientar essas decisões de investimento, os analistas do Gartner apresentaram as oito principais tendências de tecnologia da cadeia de suprimentos que receberão grande parte desse investimento.

O envolvimento dos funcionários é amplamente um conjunto de ferramentas e aplicativos usados ​​para ajudar as empresas a melhorar o desempenho, a satisfação e a retenção dos funcionários da linha de frente

“Os últimos três anos de incerteza obscureceram a linha entre as estratégias de negócios e tecnologia a ponto de serem consideradas juntas”, disse Simon Jacobson, VP analista da Prática de Cadeia de Suprimentos do Gartner. “Os líderes da cadeia de suprimentos devem ter uma compreensão das tecnologias estratégicas, disruptivas e inevitáveis ​​que impactarão seus processos de planejamento nos próximos cinco anos”, observou.

Jacobson observou que três motivações principais entre os líderes da cadeia de suprimentos ajudam a categorizar as tendências tecnológicas deste ano: ser pioneiro em novas formas de engajamento, otimizar a resiliência e dimensionar o desempenho que permite que a tecnologia seja entregue “em qualquer lugar e a qualquer hora”.

As principais tendências tecnológicas da cadeia de suprimentos para 2023 são:

IA acionável

A IA acionável oferece melhores decisões baseadas em dados, imitando a solução de problemas que os humanos tomam, aumentando as decisões e mantendo os humanos informados para fins de validação. A IA acionável aprende padrões com base em decisões e experiências passadas para se adaptar às mudanças nas circunstâncias do mundo real. As soluções treinam modelos continuamente e aprendem dentro dos ambientes de tempo de execução e desenvolvimento com base em novos dados.

Operações Inteligentes

As operações inteligentes estendem o conceito preexistente de manufatura inteligente para abranger todas as capacidades operacionais essenciais, incluindo manufatura, serviço e logística que abrangem armazenamento, transporte e comércio global. Isso envolve a orquestração de uma rede de processos diferentes e distribuídos e os sistemas e dados subjacentes que os suportam. Enquanto a manufatura está à frente na busca por operações inteligentes, as organizações de logística estão adotando rapidamente o potencial dessa ideia para transformar seus negócios.

Otimização de ativos móveis

A otimização de ativos móveis maximiza o uso dos ativos móveis de uma empresa combinando software de processo de negócios, tecnologias sensoriais e técnicas de pesquisa operacional para otimização e inteligência de negócios. Isso tem implicações dentro do armazém, onde robôs inteligentes de intralogística estão atraindo atenção e investimento. Do lado de fora, as plataformas de visibilidade de transporte podem mostrar a atividade e a capacidade da transportadora, melhorando a colaboração entre expedidores, transportadoras e provedores de logística.

Plataformas de Nuvem do setor

As plataformas de Nuvem do setor combinam software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS) com funcionalidade específica para casos de uso do setor vertical. Eles o fazem não como soluções SaaS verticais predefinidas e únicas, mas sim como plataformas combináveis ​​ágeis suportadas por um catálogo de recursos de negócios empacotados específicos do setor. Na verdade, eles transformam uma plataforma de Nuvem em uma plataforma de negócios e expandem uma ferramenta de inovação tecnológica em uma que também serve como uma ferramenta de inovação de negócios, criando valor agregado além das abordagens tradicionais de Nuvem.

Envolvimento dos funcionários

O envolvimento dos funcionários é amplamente um conjunto de ferramentas e aplicativos usados ​​para ajudar as empresas a melhorar o desempenho, a satisfação e a retenção dos funcionários da linha de frente. Essa tendência pode abranger realidade mista e dispositivos móveis para fornecer conteúdo que aumenta o trabalho, dispositivos vestíveis para segurança e gerenciamento de localização, ferramentas de colaboração e muito mais. Esses investimentos em tecnologia devem ser ancorados em uma estratégia de força de trabalho mais ampla que abranja a curadoria de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e o treinamento.

Arquitetura de aplicativo combinável

Os aplicativos de negócios compostos são projetados para seguir os princípios básicos de design de modularidade, autonomia, orquestração e descoberta, com um caso de uso de negócios específico. Esses recursos de negócios empacotados são componentes de software encapsulados que representam um recurso de negócios bem definido, reconhecido como tal por um usuário final.

Cadeias de suprimentos resilientes

À medida que as cadeias de suprimentos implementam tecnologias mais avançadas, elas adicionam parceiros adicionais, fornecedores e prestadores de serviços à sua cadeia de suprimentos “digital”. No entanto, cada adição de uma entidade externa à empresa digital representa conectividade digital adicional e maiores vulnerabilidades e riscos de segurança cibernética. A segurança cibernética representa as ferramentas, processos e métodos de governança (mecanismos) necessários para mitigar os riscos de segurança cibernética causados ​​pela extrema heterogeneidade das tecnologias da cadeia de suprimentos e dos participantes do ecossistema.

Serviços de Integração da Cadeia de Suprimentos

Os serviços de integração da cadeia de suprimentos abrangem plataformas de tecnologia, equipes de integração, tomada de decisão estratégica sobre quais aplicativos conectar, quando e como (diferentes estratégias de integração) e, finalmente, serviços de nuvem para gerenciar essas integrações. Os serviços de integração da cadeia de suprimentos elevam o papel da integração de uma visão tática, centrada na execução e técnica da interoperabilidade do sistema para uma visão estratégica de um mundo mais interconectado.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.