book_icon

Somente 6% dos desenvolvedores no Brasil são mulheres

Estima-se que até 2025 o Brasil amargue um déficit anual de 106 mil talentos em tecnologia, de acordo com dados de pesquisa da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais

Somente 6% dos desenvolvedores no Brasil são mulheres

A maior parte dos desenvolvedores de softwares e games em todo o mundo ainda é composta em sua maioria por homens. É o que aponta a 6ª edição da pesquisa “O Estado do Ecossistema de Desenvolvedores”, realizada pela JetBrains, fornecedora global de ferramentas inteligentes para desenvolvedores e equipes de software, com o objetivo de retratar o perfil e os interesses da comunidade mundial de desenvolvedores.

O mercado de desenvolvimento de softwares tem uma demanda crescente de profissionais, e vem aumentando à medida que a sociedade se torna cada vez mais digital

Segundo a pesquisa, 91% dos desenvolvedores em todo o mundo são homens, contra 5% de mulheres atuando no segmento. No Brasil, apenas 6% dos desenvolvedores são mulheres, 93% são homens e 1% é composto por pessoas que se incluem como não binário, genderqueer ou gênero não conforme. A Coreia do Sul e a Argentina tiveram as maiores proporções de mulheres atuando no segmento, com 13% e 11% respectivamente.

O levantamento ainda identificou que os tipos de desenvolvimento de software com as maiores parcelas de mulheres são Realidade Aumentada, Realidade Virtual, criação de sites e Business Intelligence, ciência de Dados e Machine Learning.

“O mercado de desenvolvimento de softwares tem uma demanda crescente de profissionais, e vem aumentando à medida que a sociedade se torna cada vez mais digital. Não há qualquer limitador para as mulheres participarem e oferecerem sua contribuição. É uma carreira muito promissora para quem deseja investir na área de tecnologia”, comenta Luiz Di Bella, diretor regional de marketing da JetBrains.

Estima-se que até 2025 o Brasil amargue um déficit anual de 106 mil talentos em tecnologia, de acordo com dados de pesquisa da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.