book_icon

Mercado de TI continua resiliente, mas gastos fora da Nuvem encolhem

Em sua última previsão mensal para o crescimento mundial de gastos com TI, a IDC prevê um crescimento geral este ano em moeda constante de 4,8% para US$ 3,27 trilhões

Mercado de TI continua resiliente, mas gastos fora da Nuvem encolhem

O desempenho do mercado de TI permaneceu irregular em abril, com alguns fornecedores e revendedores experimentando um declínio acentuado no crescimento, enquanto outros continuaram a se beneficiar do compromisso corporativo de longo prazo com a Nuvem, a Transformação Digital e os investimentos em segurança. Em sua última previsão mensal para o crescimento mundial de gastos com TI, a IDC prevê um crescimento geral este ano em moeda constante de 4,8% para US$ 3,27 trilhões, uma ligeira melhora em relação à previsão do mês passado que reflete o desempenho resiliente do mercado de serviços de TI.

O crescimento dos serviços de TI neste ano será de quase 6%, pois as grandes empresas continuam comprometidas com investimentos de Transformação Digital de longo prazo, apesar da turbulência econômica de curto prazo. O crescimento geral dos gastos com software será de quase 11%, impulsionado principalmente pelas receitas de software em Nuvem, que aumentarão 19%. Isso marca uma desaceleração em comparação com o crescimento do ano passado de 25% e o crescimento de IaaS em Nuvem pública também diminuirá em comparação com o ano passado (de 33% em 2022 para 26% em 2023).

Embora os grandes investimentos corporativos em Nuvem e Transformação Digital permaneçam resilientes e os provedores de serviços continuem investindo em infraestrutura de Nuvem, outras áreas do mercado de TI estão passando por uma desaceleração

“As empresas estão muito mais preocupadas com os custos do que há um ano, quando a inflação aumentava o forte crescimento em grande parte do mercado de TI”, disse Stephen Minton, vice-presidente do grupo de pesquisa Data & Analytics da IDC. “Os esforços para consolidar e controlar os orçamentos de Nuvem, juntamente com a incerteza econômica, significam que os fornecedores de TI estão tendo que se ajustar a um ritmo mais lento de crescimento no novo mercado pós-Covid. No entanto, o crescimento contínuo de dois dígitos nos gastos gerais com Nuvem está impulsionando níveis históricos de resiliência para o setor de tecnologia”, comentou.

Embora os gastos com software e serviços continuem crescendo, isso contrasta com uma retração significativa nos gastos de capital com hardware e equipamentos, já que as taxas de juros começam a ter um impacto direto no financiamento, enquanto a turbulência recente no setor bancário aumentou a sensação geral de incerteza econômica .

“Taxas de juros mais altas em todo o mundo são claramente um obstáculo para os gastos de capital neste ano”, disse Minton. “Os governos reagiram rapidamente aos curingas do setor bancário, mas tudo isso só aumenta as expectativas de que uma recessão ainda está chegando”, observou.

Os gastos com PC cairão 12% este ano, enquanto os gastos com hardware periférico cairão 3%. O pouco crescimento que há nos gastos com hardware em 2023 está cada vez mais concentrado nos orçamentos de provedores de serviços e relacionados à Nuvem, mas esse crescimento também será mais fraco do que há um ano. Prevê-se que os gastos com servidor/armazenamento aumentem apenas 2% este ano, abaixo dos 23% em 2022. Embora a infraestrutura de Nuvem continue a crescer, os gastos com servidor/armazenamento fora da Nuvem cairão 7% este ano.

“Para fornecedores e revendedores de TI que fornecem principalmente hardware ou software local e tradicional para seus clientes, este parece ser um ano difícil”, disse Minton. “As PMEs e os mercados de consumo estão sentindo o impacto das taxas de juros mais altas e da queda da confiança. Embora os grandes investimentos corporativos em Nuvem e Transformação Digital permaneçam resilientes e os provedores de serviços continuem investindo em infraestrutura de Nuvem, outras áreas do mercado de TI estão passando por uma desaceleração à medida que a agitação pós-Covid continua a interromper estoques, cadeias de suprimentos e demanda”, finalizou.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.