book_icon

ABES apresenta em Recife o programa Uma Empresa Ética

Objetivo é contribuir, junto à iniciativa provada, para o sucesso do Programa Pernambuco Mais Íntegro (PPMI), instituído recentemente em todo o estado

ABES apresenta em Recife o programa Uma Empresa Ética

Recentemente, o estado de Pernambuco iniciou a primeira fase do seu Programa Anticorrupção e instituiu o Programa Pernambuco Mais Íntegro (PPMI), que busca estabelecer diretrizes para promoção da ética e probidade na gestão pública. Atenta a este importante movimento que contribui para o seu propósito de construção de um Brasil mais digital e menos desigual, a ABES — Associação Brasileira das Empresas de Software enviou ao Recife três de suas lideranças — Clara Savelli (responsável pelo relacionamento com os associados), Paulo Milliet Roque (presidente da ABES) e Rodolfo Fücher (presidente do Conselho) – para reuniões estratégicas de apresentação do programa “Uma Empresa Ética”, de modo a contribuir para a segunda fase do PMMI, desta vez voltado à iniciativa privada.

Em 2020, a Associação passou a conceder o certificado Uma Empresa Ética, que é conferido às empresas que aderiram oficialmente ao programa e promoveram todos os três pilares

Entre os compromissos agendados, está o encontro com Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, considerado um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. De acordo com Flávia Brito, vice-presidente da ABES em Pernambuco, a ideia é disseminar entre as empresas locais o programa “Uma Empresa Ética”, destinado às associadas da ABES e que concede um certificado em reconhecimento aos esforços na implementação de programas de integridade. “Para a concessão do certificado e o selo é necessária a inscrição da empresa no programa, além da demonstração da efetiva aplicação dos três pilares essenciais de uma política de integridade e conformidade legal, que são o Código de Ética, Treinamento de Compliance e adoção de canal de denúncias independente. Compartilhar essa expertise com todos os empresários que estiverem interessados em desenvolver uma cultura efetiva de integridade ajudará o governo pernambucano no combate à corrupção”, explica.

Para Paulo Milliet Roque, presidente da ABES, levar o programa “Uma Empresa Ética” a Pernambuco ajudará na construção de um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo. “Vamos ao recife para incentivar a adesão das empresas em torno de iniciativas que atendam a legislação brasileira anticorrupção e as melhores práticas internacionais”, declara.

Ações de integridade da ABES tiveram início em 2018

A ABES implementou seu programa de integridade em 2018. Em seguida, a partir de uma pesquisa feita suas associadas para avaliar o grau de maturidade em relação aos programas de integridade e compliance, a ABES lançou o Programa “Uma Empresa Ética”, que estimula a adoção formal dos mais altos padrões éticos no trato de assuntos internos ou externos; o aprimoramento do padrão de comportamento no trato com clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores e agentes governamentais; e a criação de normas formais para a execução de tais ações.

O programa conta com três componentes – Política de Compliance, Treinamento de Compliance e Canal de Denúncias -, oferecidos gratuitamente aos associados, que também têm à disposição o apoio do Compliance Officer e do Departamento Jurídico da ABES para dirimir dúvidas, quando desenvolverem suas próprias iniciativas e para implantarem os três pilares.

Em 2020, a Associação passou a conceder o certificado Uma Empresa Ética, que é conferido às empresas que aderiram oficialmente ao programa e promoveram todos os três pilares. O certificado tem validade de 12 meses, prazo contado a partir da data de emissão do documento, quando a associada precisará comprovar que os pilares estão sendo respeitados e fazem parte do dia a dia da empresa.

Serviço
www.abessoftware.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.