book_icon

Recod.ai, laboratório de IA da Unicamp, se torna Nvidia AI Joint Lab

Atualmente, são disponibilizadas cerca de 80 GPUs de diferentes modelos que são responsáveis por receber as cargas de trabalho dos mais variados projetos

Recod.ai, laboratório de IA da Unicamp, se torna Nvidia AI Joint Lab

O Recod.ai, laboratório de Inteligência Artificial (IA), fundado no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mais um centro de estudos brasileiros a se tornar um AI Joint Lab. A parceria entre a Nvidia e o laboratório da universidade tem como objetivo fornecer computação acelerada por meio de GPUs que possam ajudar os pesquisadores a treinar, implementar e incorporar dados complexos. Atualmente, são disponibilizadas cerca de 80 GPUs de diferentes modelos que são responsáveis por receber as cargas de trabalho dos mais variados projetos.

Iniciada em 2022, a parceria começou por conta do contato do diretor e um dos fundadores do laboratório e também embaixador da Nvidia, Prof. Anderson Rocha, para expandir as atividades, conexões, capacitações e parcerias do projeto. Além dele, compõem o Recod.ai hoje os professores: Leandro Villas, Jacques Wainer, Sandra Avila, Marcelo Reis, Marcos Raimundo Medeiros e Paula Dornhofer. Além deles, o laboratório também conta com os pesquisadores seniores Alexandre Ferreira, Áurea Soriano Vargas, Marcos Cirne e Didier Vega-Oliveros.

Uma das premissas da Nvidia é estar inserida em projetos que desenvolvam ainda mais conhecimento e pesquisas que contribuíram para diversos setores do Brasil e do mundo

“A Nvidia viu em nosso laboratório muito potencial para atuação conjunta e nós também enxergamos uma oportunidade para conseguir se estabelecer, de fato, como o maior laboratório acadêmico de inteligência artificial da América Latina. Com a tecnologia da empresa, podemos ter uma melhoria no nosso poder computacional o que permite a prospecção de novos projetos e melhor sequência dos que já estão em processo”, afirma o Prof. Anderson Rocha.

Fundado em 2009, o Recod.ai conta com mais de 240 colaboradores de diferentes áreas tanto do Brasil quanto do exterior. Desses, cerca de 120 são alunos dos mais variados cursos e níveis (iniciação científica, mestrado e doutorado), pesquisadores de pós-doutorado, doutorado e colaboradores.

Atualmente, o laboratório possui diversos projetos em execução. No entanto, os quatro maiores são o Viva bem, hub de Inteligência Artificial para saúde e bem-estar financiado pela Samsung, o Shell-ML, que consiste em Machine Learning para análise de dados complexos de produção em campo carbonático do pré-sal, financiado pela Shell e o DéjàVu, projeto de coerência espaço-tempo e análise de recurso de dados heterogêneos para pesquisa de integridade de mídia e interpretação de eventos, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Todos estes são coordenados pelo Prof. Anderson Rocha. Já o quarto é o H.IAAC. hub para inteligência artificial, arquiteturas cognitivas e aprendizado múltiplo, coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Villas e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Softex, Eldorado e Motorola.

“Uma das premissas da Nvidia é estar inserida em projetos que desenvolvam ainda mais conhecimento e pesquisas que contribuíram para diversos setores do Brasil e do mundo. Somos muito gratos por inaugurar mais esse AI Joint Lab e tornar esse laboratório como mais um centro de pesquisa focado em IA que existe no mundo todo. Temos certeza de que essa parceria trará ricos frutos para o campo de pesquisa brasileiro”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

Serviço
www.nvidia.com/pt-br/

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.