book_icon

Grupo Pardini escolhe a InterSystems para impulsionar a Transformação Digital

Um dos maiores laboratórios clínicos do mundo oferece resultados rápidos com a plataforma de dados InterSystems IRIS for Health

Grupo Pardini escolhe a InterSystems para impulsionar a Transformação Digital

O Grupo Pardini está hoje entre os principais laboratórios de referência no mundo, processando 16 milhões exames por mês. Noventa e quatro por cento desses exames são automatizados e o Pardini entrega 92% dos resultados em 6 horas. Parceira de outros 7 mil laboratórios que atendem 2,1 mil cidades em todo o Brasil, a frota de transporte do Pardini viaja mais de 80 mil quilômetros por dia transportando amostras para os locais de teste. “Para tudo isso acontecer precisamos de muita tecnologia”, disse João Alvarenga, diretor executivo de TI e Digital do grupo. “Um dos nossos mais importante parceiros de tecnologia é a InterSystems”, completou.

O grupo Pardini começou sua corrida ao topo quando desenvolveu seu Sistema de Informações Laboratoriais (LIS) na plataforma de dados InterSystems Caché. Pardini usa o LIS para gerenciar serviços de front office e executar o ambiente de processamento de amostras de laboratório de back-end. “Esse sistema funciona ininterruptamente com cerca de 5 mil usuários por dia em todo  o Brasil”, afirma Alvarenga. “Nós construímos nosso negócio nele, então você pode imaginar como é arriscado mudar a plataforma de banco de dados abaixo dele. Ao escolhermos o InterSystems IRIS for Health conseguimos o crescimento das operações e de serviços com a velocidade que os negócios exigem”, comenta.

A migração para nova plataforma nos trará vantagens como a possibilidade de trabalhar com microsserviços, disaster recovery, contigência na Nuvem que agora passa a ser feita dentro de casa

Os impulsionadores da mudança

O Grupo Pardini poderia ter optado por não fazer nenhuma alteração. Afinal, por que mudar quando algo funciona bem? Mas com os recursos de desenvolvimento do software Caché baseados em alta demanda e cada vez mais difíceis de encontrar, o Pardini reconheceu o risco para seu crescimento e o futuro do negócio. A empresa precisava de uma nova base tecnológica. “Avaliamos profundamente o InterSystems IRIS for Health para substituir o Caché como nosso banco de dados e mecanismo de aplicação”, disse Alvarenga. “Concluímos que é um produto superior para nós, oferecendo ganhos em escalabilidade, desempenho e confiabilidade, além de uma ampla gama de linguagens de programação para usar, incluindo Python, para facilitar a contratação dos talentos de que precisamos”, explica.

Migração de nove meses

Está em processo de finalização a migração de seu LIS do Caché para o InterSystems IRIS for Health com previsão de conclusão em outubro deste ano. “Este é um dos maiores projetos de tecnologia da informação da nossa história. Tenho que dar crédito por seu sucesso ao trabalho árduo de nossa equipe, é claro, e também à InterSystems pela forma como eles trabalharam conosco para garantir esse sucesso”, afirma Alvarenga. O Pardini executa a migração em ondas, com “lanços” periódicos de novas capacidades ao longo do caminho, para que o treinamento pudesse ser absorvido de forma gradual e efetiva ao longo do tempo.

O InterSystems IRIS for Health foi um dos habilitadores da Transformação Digital do grupo, dando mais robustez ao seu ambiente. A execução de rotinas com a nova plataforma ganhou entre 25% e 30% em velocidade, de acordo com Alvarenga. Além disso, todos os outros sistemas periféricos à plataforma IRIS for Health são beneficiados, permitindo aos administradores uma visão 360º do processo todo. “A migração para nova plataforma nos trará vantagens como a possibilidade de trabalhar com microsserviços, disaster recovery, contigência na Nuvem que agora passa a ser feita dentro de casa e não mais em colocation, o que nos traz muita economia”, explica Alvarenga.

Essas vantagens proporcionam ao Grupo Pardini muito mais produtividade, capacidade de explorar dados, analytics e Inteligência Artificial para aproveitar melhor as informações. Isso representa o pioneirismo no setor de saúde e traz muito mais interoperabilidade ao ambiente do laboratório, que tem como principal meta para os próximos meses aumentar a produção de 16 milhões de exames processados por mês com foco em B2B. É uma das maiores plantas produtivas do mundo em uma só plataforma – desafio que a InterSystems já assumiu. Ou seja, a InterSystems foi escolhida não só pela tecnologia, mas pela capacidade de executar a ousada migração.

“Foi uma mudança de paradigma de tecnologia para nosso cliente, afirma Fernando Ferreira, Sales Engineer da InterSystems no Brasil. “Pardini está recebendo uma nova estrutura que a deixa totalmente independente do ponto de vista de linguagens próprias de desenvolvimento de
aplicações, o que vai impulsionar a Transformação Digital do grupo. ”Um outro benefício que a nova plataforma proporciona ao laboratório é a possibilidade de encontrar muito mais profissionais qualificados em desenvolver aplicações com o InterSystems IRIS, já que usa a linguagem Python, muito comum a todos os programadores. Com mais agilidade na contratação de mão de obra e na criação de aplicações, o crescimento das operações e de serviços ganha a velocidade que os negócios exigem.

Serviço
www.intersystems.com/br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.