book_icon

MercadoCar atualiza rede wireless com solução plug & play para PMEs e home office

Solução oferece velocidades rápidas dentro e fora das instalações com gerenciamento em Nuvem

MercadoCar atualiza rede wireless com solução plug & play para PMEs e home office

O MercadoCar, shopping de autopeças estabelecido em São Paulo desde 1971 e que hoje conta com 9 lojas na cidade, atualizou a rede wireless da unidade do bairro Tucuruvi. Foram implementadas soluções de segurança com uso do padrão IEEE 802.1X para autenticação dos usuários corporativos via Radius, portal controlado para o acesso dos visitantes de forma segura e totalmente isolada da rede corporativa, além de acesso ao gerenciamento unificado e simplificado na Nuvem pelo portal ou aplicativo Aruba Instant On via smartphone, notebook ou PC.

“Precisávamos melhorar o desempenho e qualidade da entrega de sinal demandado pelo aumento das reuniões de videoconferência. Também adquirimos laptops e dispositivos mobile para facilitar a locomoção e trabalho fora do escritório, o que aumentou a necessidade de robustez e velocidade da rede”, afirma Eduardo Teixeira Venancio, gerente de TI do MercadoCar.

As PMEs preferem implementar soluções prontas para uso de forma a economizar dinheiro e acelerar a implementação  

A solução, integrada à rede corporativa via 802.1X no NPS, está sendo utilizada pelos departamentos internos, fornecedores e visitantes nas atividades, reuniões e apresentações do dia a dia com a capacidade de conectar até 200 usuários simultaneamente.

O Instant On da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, é uma solução plug & play usada para configurar redes wireless de PMEs e home offices em minutos, com pouco ou nenhum suporte de TI, além de monitorar e gerenciar a rede empresarial a partir de qualquer lugar controlando quem está se conectando a quais sites e aplicativos. Vantagens adicionais incluem roteamento automático de dados para manter todos os dados fluindo pelo caminho mais rápido, atualização automática de software que mantém a alta velocidade do Wi-Fi e recuperação automática da rede em caso de detecção de erro.

Também permite conectar via wireless todos os dispositivos, mesmo aqueles já cabeados, incluindo terminais de PDV, câmeras de segurança, fechaduras inteligentes, impressoras e smart TVs. A segurança está inclusa sem custo extra no produto e permite separar o tráfego da empresa e dos funcionários do tráfego de clientes com facilidade, além de definir horas de disponibilidade da rede e bloquear sites e categorias de aplicativo para evitar atividades maliciosas.

De acordo com Isac Sartori Gomes, engenheiro de Redes e Telecomunicações da Network Consult, empresa parceira da Aruba que realizou a implementação das soluções, a rede Wi-Fi anterior estava demandando muitas manutenções do cliente e causando instabilidades. Para realizar a renovação de tecnologia, foram utilizados 22 Access Points, sendo duas peças de Spare Parts disponíveis 24 horas por dia no cliente.

“Ao fim da implementação, realizamos um estudo Wireless Site Survey para as medições das frequências propagadas e de forma customizada nos Access Points, um a um, e fizemos as regulações técnicas para atender ao ambiente coberto pelo sinal Wi-Fi. Os resultados foram muito satisfatórios e aguardamos a oportunidade para expandir a solução às demais lojas do grupo”, destaca Gomes.

Segundo Arlindo Silva, gerente de Distribuição e PMEs da Aruba, os custos de manutenção dos ativos de TI ultrapassados aumentam com o passar do tempo, assim como os riscos de falha, trazendo mais preocupações e desafios orçamentários às empresas. “As PMEs preferem implementar soluções prontas para uso de forma a economizar dinheiro e acelerar a implementação. Elas buscam valor de longo prazo para o investimento, garantias longas e suporte dedicado, valorizando a simplicidade e facilidade de uso. Essa foi exatamente a proposta do Aruba Instant On no caso do MercadoCar, que teve todas as demandas atendidas com a nova rede com um custo-benefício que faz todo sentido para PMEs”, conclui.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.