book_icon

Ampliação do mercado de pequenos e médios provedores garante inclusão digital

Conectividade: Dados apontam que mais de 90% dos lares brasileiros possuem internet

Ampliação do mercado de pequenos e médios provedores garante inclusão digital

A conectividade tem alcançado as áreas mais remotas em todo o Brasil. Dados da Agência Nacional de Comunicações (Anatel), indicam que o País encerrou 2022 com 45,1 milhões de acessos banda larga fixa. Exemplo disso, foi o aumento da conectividade na zona rural em 2021, onde a internet saiu de 57,8% para ser realidade em 74,7% das casas no campo, alcançando mais de 90% dos lares brasileiros segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um importante fator para ampliação deste alcance sem dúvida é o mercado de provedores de internet locais que observaram o cenário, que vai além de inclusão digital, e também alimenta a economia agrícola e turística, passando a oferecer soluções para levar conectividade em áreas antes consideradas mais difíceis ou afastadas dos grandes polos. Mas além de acesso, é preciso oferecer latência, ou seja, qualidade de sinal, formas simplificadas e acessíveis de monitoramento e diagnóstico de rede, para garantir o bom funcionamento do CPE.

Além de acesso, é preciso oferecer latência, ou seja, qualidade de sinal, formas simplificadas e acessíveis de monitoramento e diagnóstico de rede, para garantir o bom funcionamento do CPE 

Nelson Ito, diretor de provedores da TP-Link, empresa global em conectividade, afirma que a empresa se adaptou as demandas e as necessidades do Brasil. “No mercado provedores regionais, por exemplo, nos tornamos líderes porque oferecemos equipamentos com capacidade de gerenciamento ideal para este mercado e ainda mais a qualidade do Wi-Fi para o consumidor final, através de nossos roteadores. Ou seja, garantimos dispositivos robustos e ferramentas de gerenciamento que reduzem custos operacionais dos provedores”, destaca.

O especialista em provedores destaca ainda que a TP-Link possui a plataforma de gerenciamento Solução Aginet, que auxilia o mercado de ISP, favorecendo a flexibilidade na configuração e permitindo um baixo custo operacional, pois reduz necessidade de visitas presenciais aos clientes. “O Aginet pode ser acessado pelo navegador, ou aplicativo disponível na Apple Store e no Google Play, para que o usuário faça as configurações. Porém o provedor também pode acessar remotamente para atualizar os roteadores em lote de Firmware Remoto, e resolver problemas de configuração. Nos preocupamos em prover soluções tanto dos provedores como também dos usuários”, afirma.

A solução permite o gerenciamento de até 100K CPEs, teste de performance, e muitas outras configurações por meio da conta multifuncional. Outra importante ferramenta que auxilia a disponibilização de Wi-Fi para provedores locais é o sistema TR-069, compatível com diversos produtos TP-Link, que permite o gerenciamento remoto, com a possibilidade para o provedor construir o próprio sistema ACS, dessa forma o ISP personaliza o dispositivo conforme as necessidades específicas dos seus clientes.

Tecnologia Mesh para Provedores
Muitos provedores recebem reclamações sobre a cobertura, velocidade do Wi-Fi das residências, quando, na verdade são os dispositivos que não estão adequados para as necessidades do usuário, visto que, o tamanho do ambiente e a quantidade de aparelhos conectados afeta diretamente na conexão. A TP-Link conta com diversos produtos com a tecnologia Mesh, que se popularizou no mercado tecnológico, permitindo que a conexão seja mais eficiente e circule pelas residências. Isso porque os pontos de acesso criam uma malha que atravessam as dificuldades que roteadores comuns possuem, como a queda de sinal por paredes e divisórias, distância do modem, entre outras variações que afetam a qualidade do sinal Wi-Fi.

Um dos roteadores pensados em auxiliar provedores de internet a gerarem conforto para assinantes, que cada vez mais tem dispositivos conectados à rede, é, por exemplo, o modelo HX510, que atinge velocidades de 3.000 Mbps a 2.402 Mbps em 5 GHz, e 574 Mbps em 2.4 GHz, garantindo cobertura perfeita, sinal mais claro e forte em uma rede unificada. Por meio do dispositivo é possível gerenciamento remoto através do TR-098, TR-181, TR-111 e TR-143 para provisionamento automático.

Sistema Wi-Fi Mesh AX3000 AP HX510
O modelo cria uma rede unificada, com unidades que formam uma cobertura em toda a casa que seleciona a melhor conexão automaticamente, conforme o usuário se desloca pela residência. Assim, as áreas de sombra diminuem e o usuário tem um melhor aproveitamento do sinal contratado. O HX510 também comporta o aplicativo citado acima TP-Link Aginet, trazendo agilidade na hora de configurá-lo.

Além disso, é considerado um aparelho de alta segurança, utilizando criptografia WPA3, Multi-SSID, incluindo a funcionabilidade de Controle de Pais, que reúne recursos e ferramentas personalizadas que se adaptam a diversas faixa etárias e monitoramento. O modelo HX510 também é compatível com EasyMesh e fornece cobertura Wi-Fi em toda a residência com tecnologia Mesh padrão.

Sobre a TP-Link

Fundada em 1996, a TP-Link é a empresa líder global em fornecimento de produtos de rede para consumidores residenciais e pequenas e médias empresas. Classificada pelos analistas IDC como a número 1 do mundo, por 12 anos consecutivos, em dispositivos Wi-Fi, levando produtos para bilhões de clientes, em mais de 170 países. Sempre à frente, investindo em Pesquisa e Desenvolvimento, produção eficiente e gerenciamento rigoroso de qualidade, a TP-Link fornece produtos de rede premiados como roteadores wireless, gateways cabo/DSL, adaptadores, repetidores de sinal e dispositivos domésticos inteligentes. Para clientes de pequenas e médias empresas, a TP-Link trabalha para fornecer as melhores soluções de redes corporativas, com switches e roteadores de alto desempenho.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.