book_icon

ADP aponta quatro desafios na gestão da folha de pagamentos

Entre eles sistemas diferentes na mesma empresa, processos descentralizados, remuneração variando de região para região e diversidade de legislações

ADP aponta quatro desafios na gestão da folha de pagamentos

Um profissional de RH que cuida da folha de pagamentos pode enfrentar vários problemas todos os dias, como sistemas diferentes na mesma empresa, processos descentralizados, remuneração variando de região para região e diversidade de legislações trabalhistas e tributárias.

Para a ADP, provedora global em soluções de folha de pagamento e gestão do capital humano, a simplificação da gestão da folha de pagamento começa com a divisão dessas situações em quatro desafios principais. Assim, muitas vezes as empresas se deparam com:

Com um só contrato que contempla licença de software e serviço, é possível simplificar a gestão da folha de pagamento, não importando o número de funcionários ou localidade da empresa

Falta de visibilidade, abrangência e precisão: diferentes soluções de folha de pagamento e falta de integração completa colocam os dados em maior risco e criam mais espaço para erros. A falta de visibilidade pode tornar ainda mais difícil e demorada a correção de enganos e, com isso, a empresa corre um risco maior de enfrentar penalidades por não conformidade. Para solucionar esse problema, a dica é encontrar um provedor terceirizado único, com soluções globais e experiência local para cada mercado de atuação. Com isso, será possível garantir a conformidade com a legislação aplicável, ter visibilidade total do processo e acesso a informações atualizadas.

Não conformidade com leis trabalhistas e códigos tributários: de acordo com a Thomson Reuters, somente em 2019 houve 56.624 mudanças legislativas impactando globalmente as folhas de pagamentos. Os próprios registros da ADP mostram que no início da pandemia, enquanto os governos buscavam mitigar os efeitos econômicos da Covid, as mudanças regulatórias cresceram quatro vezes em apenas 30 dias em comparação com o ano anterior. Nesse cenário, o risco de cometer erros e não conformidade nos processos é grande. Para minimizar isso, é necessário buscar um provedor terceirizado que mantenha essas situações em constante atualização e automaticamente adapte a empresa às novas leis trabalhistas e códigos tributários.

Desarticulação de processos: a ADP descobriu que uma multinacional de porte médio pode ter mais de 60 sistemas diferentes de RH e folha de pagamento. As empresas geralmente se deparam com sistemas legados diferentes por causa do crescimento desordenado ou processos de fusão e aquisição. Enquanto esses sistemas funcionam, as empresas relutam em fazer uma transição de algo tão vital quanto a folha de pagamento para um único sistema, porque há uma ameaça percebida de que o processo será interrompido e o procedimento de implementação será demorado e caro. No entanto, manter as estruturas antigas tem um custo ainda maior de tempo e complexidade para as equipes, com grande probabilidade de erros. A solução é aceitar um único sistema unificado. Os benefícios serão aparentes desde o início e a implementação provavelmente não será tão dolorosa quanto tentar lidar com sistemas díspares.

Dificuldade de gerir dados: para Bernard Marr, autor de Data-Driven HR, as informações sobre recrutamento, progressão na carreira, treinamento, absenteísmo, produtividade, análises de desenvolvimento, competência e satisfação da equipe são provavelmente o maior ativo que a equipe de RH possui, já que os dados de RH são usados para melhorar a tomada de decisões, deixar os funcionários mais felizes e aumentar a produtividade. Os processos de folha de pagamento descentralizados dificultam o compartilhamento e o uso de dados. Isso pode colocar as empresas em desvantagem competitiva em comparação com aquelas que têm uma visão abrangente de sua força de trabalho, com dados sólidos que aumentam o engajamento. A solução é vincular o software de folha de pagamento global ao Sistema de Informação de Recursos Humanos (HRIS), que oferece uma riqueza de dados utilizáveis para qualquer propósito, desde relatórios de disparidades salariais entre gêneros até o desenvolvimento de estratégias.

A ADP é uma empresa que combina produtos e aplicações críticos para o negócio com uma tecnologia confiável no âmbito da gestão de folhas de pagamento e recursos humanos. Há mais de 70 anos no mercado, traz uma experiência de serviços consistente e conta com mais de 1,5 mil profissionais que possuem elevado conhecimento técnico e estão constantemente atualizados sobre as normativas de cada País, com especialização em empresas de diferentes portes e setores. Com um só contrato que contempla licença de software e serviço, é possível simplificar a gestão da folha de pagamento, não importando o número de funcionários ou localidade da empresa. Em todo o mundo, a ADP é responsável pelo pagamento de mais de 40 milhões de pessoas e possui 18 centros de serviços em 140 países.

Serviço
br.adp.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.