book_icon

Huawei apresenta MS-OTN para substituir o SDH no setor elétrico

O MS-OTN, nova solução de fibra óptica da Huawei, pode ser implantado de forma gradual

Huawei apresenta MS-OTN para substituir o SDH no setor elétrico

Um dos destaques apresentados pela Huawei, multinacional que atua em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, no UCTAL Summit 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro na semana passada, é uma nova tecnologia de fibra óptica que chega ao Brasil para acelerar a transformação digital do setor elétrico.

O Multiple Services Optical Transport Network (MS-OTN) é uma solução de rede de transportes que permite, por exemplo, o monitoramento de Dados em tempo real e a comunicação entre subestações, prevenindo, entre outros, quedas bruscas de sistema ou cargas excessivas que podem atingir equipamentos como transformadores.

Ele surge em um momento em que os antigos sistemas SDH, utilizados amplamente no País, estão sendo trocados

Ele surge em um momento em que os antigos sistemas SDH, utilizados amplamente no País, estão sendo trocados. “O SDH está caindo em desuso”, afirma Paulo Murakami, gerente de Produto de Acesso e Transmissão da Huawei.

“Para que o sistema elétrico possa garantir sua operação a longo prazo, é importante fazer a mudança para uma solução mais atual”, disse. “A melhor delas é o OTN que permite, como maior vantagem, uma mudança gradual e o aproveitamento do sistema SDH legado”, informou.

“Com isso, é possível utilizar a estrutura já existente, planejar a troca do sistema com cuidado e otimizar o investimento”, disse William Araújo, gerente de Produtos de Utilities da Connectoway, distribuidora da Huawei no Brasil e gestora de projetos de engenharia para o setor de utilities.

“Por ser uma solução de múltiplos serviços, o MS-OTN otimiza o investimento em novos equipamentos, como as placas que compõem o sistema, aproveitando a infraestrutura já existente”, completou Paulo Murakami.

A tecnologia OTN já é utilizada por empresas de telecomunicações e operadoras e é base para a transformação digital do setor de energia elétrica. William Araújo afirma que o mercado no momento está aquecido e há um visível aumento na demanda pelo produto. “Isso deve ajudar o MS-OTM a se tornar uma ferramenta ainda mais acessível”, disse.

Serviço
Huawei online

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.