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Sistema jurídico da Benner ganha módulo para cumprir obrigações do eSocial

O eSocial é uma fonte de comunicação do Governo Federal e tem como objetivo digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas

Sistema jurídico da Benner ganha módulo para cumprir obrigações do eSocial

Com o objetivo de oferecer maior eficiência ao setor jurídico das empresas, o Grupo Benner, fornecedor brasileiro de soluções em software e serviços, acaba de disponibilizar ao mercado o módulo do eSocial, dentro de seu sistema Benner Jurídico, o qual visa auxiliar as organizações a cumprirem as obrigações legais, de forma automatizada e segura.

O eSocial é uma fonte de comunicação criada em 2014 pelo Governo Federal e tem como objetivo digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.

Neste ano, o governo anunciou que todas as informações dos processos trabalhistas detidas virtualmente pelas companhias deverão ser obrigatoriamente tratadas pelo eSocial, medida que passará a ser vigente a partir de julho, como forma de unificar todos os dados dentro dessa única plataforma governamental e agilizar a entrega de todos os documentos dentro de apenas um sistema.

Atualmente, temos uma média de 100 clientes de grande porte que utilizam o Sistema Jurídico da Benner e serão beneficiados com o módulo eSocial

Desta forma, pensando na nova legislação, o módulo do eSocial tem como propósito facilitar o fluxo de informações das organizações para o Governo e Órgãos de Fiscalização, a fim de assegurar maior cumprimento às exigências governamentais.

De acordo com Magno Alves, diretor da vertical jurídica no Grupo Benner, o módulo não apenas armazena as informações relativas ao eSocial, como também auxilia o cliente na organização dos dados e geração do arquivo a ser transmitido à plataforma do Governo. “O módulo já está disponível e os clientes Benner da vertical jurídica conseguem ativá-lo dentro de seu sistema com o Benner Jurídico. Em relação às empresas que têm interesse em se adequar às novas obrigatoriedades, mas ainda não possuem o sistema jurídico da Benner, nós oferecemos o serviço por meio do nosso BPO Jurídico, encaminhando os resultados deste trabalho para a companhia ou diretamente ao eSocial”, explica Alves.

Segundo o executivo, levando em consideração as mudanças na obrigação do uso do eSocial anunciadas ainda em 2022, a Benner enxergou a importância estratégica de as empresas poderem contar com um parceiro que desenvolvesse uma plataforma automatizada para cumprimento desta obrigação legal de forma assertiva. “Além de disponibilizar o módulo, estamos avançando constantemente em integração, automação dos processos, entre outras melhorias, visando a satisfação de nossos clientes”, comenta.

Neste sentido, Alves destaca três pilares como os grandes diferenciais trazidos pelo módulo do eSocial ao mercado, são eles: automação, gestão e segurança. O diretor esclarece que, por transitar informações relativas ao empregado, a ferramenta oferece um sistema de acesso seguro e de armazenamento altamente confiável. Além disso, a plataforma contribui com a diminuição da necessidade de digitação, bem como de coleta e preenchimento de informações de forma manual, garantindo maior automação, sem prejudicar o trabalho do advogado de escritório externo ou do próprio jurídico interno.

“Por meio da automação e da segurança, a gestão de todo o processo é otimizada, visto que, com as informações já armazenadas relativas aos envios anteriores, por exemplo, é possível apenas ativar o sistema novamente para que, naquele mês, seja realizado um novo envio. Ou seja, não há necessidade de digitar os mesmos dados no portal do eSocial a cada novo envio e nem buscar as informações manualmente, agilizando significativamente a operação”, reforça.

Processo de desenvolvimento do módulo

Alves relembra que o módulo começou a ser desenvolvido entre setembro e outubro de 2022, por técnicos da vertical jurídica da Benner e também com a participação ativa do comitê de clientes, o qual possui voz ativa no desenho das ferramentas da vertical jurídica. “Atualmente, temos uma média de 100 clientes de grande porte que utilizam o Sistema Jurídico da Benner e serão beneficiados com o módulo eSocial. Em razão do tamanho da carteira, vinte clientes participaram ativamente do processo que levou mais de mil horas para o desenvolvimento da plataforma, o qual envolveu pesquisa legal, treinamentos, confecção de manuais, entre outros processos”, relembra.

Alves afirma, porém, que durante o percurso existiram alguns desafios, todos já solucionados. O primeiro obstáculo foi a tradução visual das obrigações legais, de acordo com as regras do eSocial, a fim de tornar o processo mais palpável ao cliente. O segundo, foi construir um sistema no qual o usuário fosse capaz de navegar, considerando todas as integrações das informações que, muitas vezes, são provenientes de diferentes setores, como o jurídico e RH.

“Também levamos em consideração a questão do retrabalho, ou seja, pensamos na usabilidade e automação das informações, tornando possível identificar dados novos e antigos na ferramenta. Por fim, foi preciso levar em conta os diversos cenários internos de cada cliente, bem como as alterações realizadas pelo próprio eSocial, construindo uma solução que cumprisse e atendesse as obrigações legais, mas também alcançasse o máximo de clientes possível”, pondera Alves.

O executivo reforça que atualmente a Benner atua especificamente em departamentos jurídicos de alta complexidade sendo, portanto, empresas que possuem um volume considerável de ações ou uma operação tão complexa de consultoria e de pareceres, que necessitam de um sistema jurídico robusto e, principalmente, seguro. “Queremos ser um parceiro que ofereça um sistema jurídico que tenha como atender as necessidades atuais do mercado, entregando segurança no armazenamento das informações e eficiência jurídica nos processos”, finaliza.

Serviço
www.benner.com.br

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