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Você sabia que uma plataforma de ativos digitais pode proteger os Dados da sua empresa?

A proteção de Dados pessoais e institucionais não é um assunto qualquer. Nos dias de hoje, em que o trabalho remoto já é uma realidade no mundo inteiro, o tema deve e precisa receber uma atenção redobrada em diversos setores da sociedade, especialmente nas empresas. Um levantamento da Fortinet, empresa de soluções em segurança cibernética, mostra que o Brasil registrou 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a companhias no primeiro semestre de 2022. Ou seja, está mais do que claro que o meio corporativo pode sofrer golpes duros se não tomar os devidos cuidados.

Uma das principais formas de se proteger do problema, e que tem demonstrado ser uma forte aliada tanto na cibersegurança, como na otimização de informações do ecossistema digital das marcas, é a solução DAM (“Digital Asset Management”, ou “Gestão de Ativos Digitais” em português). A tecnologia é fundamental para ajudar na organização, armazenamento, acesso, recuperação e distribuição de arquivos digitalizados, como imagens – logos, ícones, fotos, dentre outros -, vídeos, áudios, PDFs, planilhas, projetos 3D e documentos.

Com isso, a solução acaba se tornando uma ferramenta indispensável para o dia a dia de praticamente qualquer empresa atual, uma vez que o movimento de transformação digital só se intensifica a cada ano que passa. É um modo de assegurar que os membros da equipe tenham acesso imediato à avalanche de materiais gerados em diferentes processos e no momento que precisarem, mas de uma maneira consistente e organizada. Em outras palavras, os times podem realizar as suas atividades tranquilamente, sem se preocuparem com questões de compliance, as quais, em outros tempos, comprometeriam seus dados pessoais e institucionais. O DAM também ajuda a proteger esses conteúdos, já que concentra todos em um único lugar acessível com segurança e governança de acessos, eliminando totalmente arquivos espalhados em diversos dispositivos e outras plataformas como email, plataformas de mensageria, notebooks e celulares que podem ser roubados ou extraviados e, principalmente, acessados por terceiros sem autorização.

Nesse sentido, é importante destacar que a tecnologia é extremamente atualizada com as demandas legais e de mercado. No Brasil, por exemplo, estamos falando, principalmente, da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), sancionada em 2018 e vigente desde agosto de 2020. A legislação estabelece diretrizes fundamentais e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados, o que tem exigido uma corrida para a sua adequação por parte de diversas organizações que ainda não estão atentas às regras.

Com isso, o DAM consegue cortar esse caminho e já garantir que a marca estabeleça todos os seus pilares de segurança, auditoria e governança no ecossistema digital. Desde o design ao planejamento da ferramenta, há uma estrutura voltada para a eficiência em manter a privacidade de informações. Não à toa, as empresas que normalmente oferecem esse tipo de serviço também contam com um DPO (Encarregado dos Dados) certificado, responsável por sustentar o andamento das operações nesse aspecto.

Ainda vale ressaltar que, mesmo com essa predisposição ao compliance adequado, o sistema traz mecanismos baseados em inteligência artificial, possibilitando que o próprio aplicativo se molde e atue de modo assertivo segundo as necessidades de cada organização. Por esse motivo, a ferramenta evita ineficiências que são comuns no mercado e que podem gerar prejuízos gigantescos – segundo dados da IDC, os valores podem chegar a até US$ 3,17 milhões por ano. A maior delas é a utilização de conteúdos redundantes, defasados ou fora de vigência, que, em muitos casos, são os maiores responsáveis por trazerem riscos jurídicos e financeiros às grandes corporações.

Portanto, em um mundo cada vez mais digitalizado, as lideranças de todos os setores devem buscar maneiras de facilitar o trabalho dos times juntamente com a garantia de segurança. Dentro dessa lógica, a partir do momento em que as companhias precisam ser mais velozes em todos os sentidos, seja na própria adequação de leis no ecossistema digital ou no planejamento de estratégias inovadoras, uma gestão de produtos e documentos organizada, imediata e transparente é imprescindível. As soluções DAM cumprem esse papel com a urgência demandada pelo mercado, ao mesmo tempo que abrem portas para o uso inteligente de dados, acelerando o crescimento dos negócios.

Por Adriano Almeida, DPO da Yapoli.

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