book_icon

O poder da comunicação para o mercado de tecnologia

Uma análise sobre a importância do branding e do relacionamento com a imprensa para as empresas que impulsionam a Transformação Digital no Brasil.

Empresas precisam se comunicar e precisam da tecnologia dentro do contexto de um ambiente de negócios em que a digitalização avança a passos largos. Se essa constatação já parecia evidente no início das discussões sobre Transformação Digital no Brasil, ela se provou factual dentro do cenário de crise relacionado com a pandemia de coronavírus.

E dois Dados importantes confirmam essa tese: enquanto a economia como um todo sofreu com retração no segundo trimestre do ano passado, o setor de TI cresceu 5,8% e a movimentação desse mercado, em junho de 2021, chegou a ser quase 28% superior aos patamares de pré-pandemia.

Do lado da comunicação corporativa, 68,9% das agências reportaram expansão de faturamento entre julho e setembro de 2021, também em meio a um ambiente de cautela e queda de indicadores em grande parte dos setores econômicos nacionais (e globais).

Em outras palavras: se a comunicação e a tecnologia são pilares essenciais e demandam investimentos na realidade das organizações independentemente do cenário externo, em panoramas desafiadores eles podem ser a chave para que uma empresa identifique novas oportunidades, renove sua carteira de clientes e se torne – pensando na informatização – mais ágil e eficiente do ponto de vista financeiro e de processos.

Mas, um ponto que precisa ser reforçado é o de que, se essa intersecção é crucial para a economia como um todo, no próprio cenário competitivo das empresas de tecnologia, o reforço do posicionamento corporativo e do branding destas companhias surge como um elemento decisivo.

E, haja vista que a cultura digital já está presente no setor – fator que, por consequência, favorece a adoção de novas tecnologias também “dentro de casa” – um caminho recomendado é o de buscar agências especializadas em comunicação, tanto para que o trabalho estratégico de transparecer uma mensagem clara para potenciais clientes e stakeholders seja assertivo, quanto para permitir que as lideranças do negócio foquem em seu core business.

O crescimento da comunicação digital no mercado de tecnologia
O lado positivo desse debate é que, a rigor, boa parte do mercado de tecnologia já se atentou para a necessidade de boas estratégias de comunicação e marketing.

Um estudo de 2021 da Boston Digital apontou, por exemplo, que 95% das companhias de TI ampliaram seus investimentos em marketing digital e, dentre outros pontos, conseguiram extrair benefícios que envolvem:

75% das empresas reportaram aumento de interesse em seus produtos;
O mesmo número de entrevistados destacou o impacto positivo nos negócios como um todo;
85% relataram aumento da satisfação de clientes.

Esse último dado, aliás, é revelador: um esforço de comunicação assertiva (sobretudo em canais digitais) tem o potencial de trazer experiências mais positivas e melhorar o relacionamento de uma companhia com seus consumidores atuais.

E, quando pensamos que o custo de manutenção de um cliente é até 7 vezes inferior ao de converter um novo segundo ninguém menos que Philip Kotler, não é difícil entender o porquê essa pode ser uma estratégia capaz de aumentar a eficiência financeira de uma organização de tecnologia.

Branding como fator de diferenciação em um segmento extremamente competitivo
Quando avaliamos os benefícios e o poder da comunicação para o mercado de tecnologia, nunca é demais também reforçarmos a questão da diferenciação.

Afinal de contas, estamos falando de um ambiente de negócios em que novas startups surgem a todo instante e, nesse sentido, trazer destaque para a sua solução é uma tarefa desafiadora que exige investimentos em branding – ações multidisciplinares de comunicação e marketing voltadas a expressão dos valores e da identidade de uma marca para o mercado.

Para termos uma ideia, só no Brasil, o número de startups supera 11 mil (28% delas atuantes em TI), de acordo com mapeamento recente da Cortex. E isso sem falarmos das big techs e empresas do middle market disputando a atenção de consumidores ávidos por novas tecnologias – mas também por experiências relevantes e canais de comunicação alinhados em suas jornadas de compra.

A busca por Canais especializados
Mas o trabalho comunicacional de uma empresa além de passar pela rota do marketing digital e branding bem-estruturado, deve também se centrar na busca pelo respaldo e relevância. E esse caminho, por sua vez, se constrói a partir da presença em veículos reconhecidos pelo mercado e canais do nicho de tecnologia.

Daí, por fim, a importância de trazer para o conjunto de ações de comunicação corporativa da sua empresa o pilar das assessorias de imprensa. Não à toa, agências do setor hoje se posicionam de modo híbrido – unindo ações que vão das redes sociais ao relacionamento com jornalistas especializados.

Tais esforços, como vimos acima, trazem resultados efetivos dentro de um trabalho de longo prazo e guiado pela mentalidade de que, por meio da comunicação, abrimos portas tanto em cenários desafiadores quanto em movimentos de retomada.

Por Juliana Garcia, CEO da IdeiaComm.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.