Uma nova pesquisa da Accenture divulgada nesta quinta-feira (30/3) revela que a IA generativa e outras tecnologias em rápida evolução estão conduzindo a um novo futuro ousado para os negócios, à medida que os mundos físico e digital se tornam parte um do outro. O estudo Accenture Technology Vision 2023, “When Atoms Meet Bits: The Foundations of Our New Reality”, explora as tendências tecnológicas que sustentam a convergência do físico e do digital, à medida em que as empresas procuram acelerar a reinvenção corporativa aqui e agora.
“A próxima década será definida por três megatendências tecnológicas – Nuvem, Metaverso e IA – que coletivamente reduzirão a distância entre nossos mundos digital e físico”, disse Paul Daugherty, executivo-chefe do grupo Accenture Technology. “Embora a IA generativa tenha um impacto de longo alcance, os líderes devem mergulhar agora para alcançar sua promessa total, pois exigirá investimentos significativos em dados, pessoas e modelos de fundação personalizados para atender às necessidades exclusivas das organizações.
A ascensão meteórica do ChatGPT cativou a atenção do mundo sobre o poder da IA generativa para aumentar a capacidade humana. A Accenture estima que até 40% de todas as horas de trabalho serão suportadas ou aumentadas por IA baseada em linguagem. Entre os líderes empresariais, 98% dos entrevistados concordam que os modelos básicos de IA desempenharão um papel importante nas estratégias de suas organizações nos próximos três a cinco anos.
O estudo Technology Vision 2023 da Accenture identifica quatro tendências que são essenciais para desvendar essa nova realidade compartilhada:
IA generativa: avançando a capacidade humana como co-piloto, parceiro criativo ou consultor, quase todos os executivos concordam que a IA generativa estimulará criatividade e inovação significativas (98%) e dará início a uma nova era de inteligência empresarial (95%).
Identidade digital: a capacidade de autenticar usuários e ativos digitais – a base para atravessar os mundos digital e físico – agora é vista por 85% dos executivos como um imperativo estratégico de negócios, não apenas uma questão técnica.
Meus dados, seus dados, nossos dados: a IA não pode atingir todo o seu potencial até que as empresas descubram os dados. Isso significa quebrar os silos de dados e modernizar suas bases de dados. Na verdade, 90% dos executivos acreditam que os dados estão se tornando um importante diferencial competitivo dentro das organizações e em todos os setores.
Nossa fronteira eterna: o ciclo de feedback entre ciência e tecnologia está ficando mais rápido, com cada uma acelerando o avanço da outra, de uma forma que 75% dos entrevistados acreditam que poderia começar a desvendar os grandes desafios do mundo.
Com base em anos de pesquisa e trabalho com clientes, a Accenture estabeleceu uma equipe para toda a empresa – o Centro de Excelência Generative AI and Large Language Model (LLM) , reunindo 1,6 mil profissionais dedicados à IA generativa e aproveitando a profundidade e a experiência de mais de 40 mil profissionais de IA e dados em toda a Accenture. Para ajudar a orientar e informar os líderes de negócios, a Accenture publicou o “A New Era of Generative AI for Everyone”, um estudo aprofundado sobre IA/LLM generativa que fornece insights acionáveis sobre como os líderes podem usar melhor essa tecnologia disruptiva.
Serviço
www.accenture.com/technologyvision
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo