book_icon

Relatório da NetApp aponta os principais desafios das empresas na Nuvem

As principais descobertas indicam que 98% dos líderes de tecnologia foram afetados pela crescente complexidade da Nuvem, trazendo questões de segurança e otimização de custos para o primeiro plano

Relatório da NetApp aponta os principais desafios das empresas na Nuvem

A NetApp, empresa global de software centrada em dados e liderada pela Nuvem, apresentou nesta quarta-feira (29/3) o Relatório de Complexidade da Nuvem 2023, uma pesquisa mundial que explora como os tomadores de decisão de tecnologia estão navegando em requisitos de Nuvem provenientes de iniciativas de Transformação Digital e IA e da complexidade de ambientes Multicloud. O relatório constatou que 98% dos líderes sêniores de TI foram afetados pelo aumento da complexidade da Nuvem em alguma capacidade, levando potencialmente a um baixo desempenho de TI, perda de receita e barreiras ao crescimento dos negócios.

“Nosso relatório de pesquisa global destaca mudanças de paradigma em como os líderes de tecnologia veem e gerenciam suas iniciativas de Nuvem”, disse Ronen Schwartz, vice-presidente sênior e gerente-geral de Armazenamento em Nuvem da NetApp. “À medida que a adoção da Nuvem acelera e as empresas inovam mais rapidamente para competir, os líderes de tecnologia estão enfrentando uma pressão crescente para conciliar várias prioridades ao mesmo tempo – fazendo com que muitos repensem como gerenciam a eficiência e a segurança neste novo ambiente”, comentou.

À medida que as organizações migram cada vez mais para ambientes Multinuvem, a NetApp visa aliviar os gargalos de eficiência, permitindo que os líderes de TI gerenciem seus sistemas em uma interface de usuário simplificada

“Os dados da nossa pesquisa global demonstram a extrema complexidade dos ambientes de TI modernos e a pressão que os executivos de tecnologia estão sofrendo para mostrar resultados mensuráveis ​​dos investimentos em Nuvem”, disse Gabie Boko, diretora de Marketing da NetApp. “Na NetApp, simplificamos o complexo por meio de nossa abordagem, que permite aos executivos de tecnologia aumentar a velocidade da inovação, reduzir custos e melhorar a consistência, flexibilidade e agilidade em ambientes locais e na Nuvem”, observou.

A complexidade da Nuvem atinge um ponto crítico

A complexidade dos dados atingiu um ponto de ebulição para empresas em todo o mundo, e os executivos de tecnologia estão sentindo a pressão para conter seu impacto nos negócios. No entanto, os desafios técnicos e organizacionais podem atrapalhar suas estratégias de Nuvem, com 88% citando o trabalho em ambientes de Nuvem como uma barreira, enquanto 32% lutam apenas para se alinhar a uma visão clara no nível de liderança.

Contexto global – as regiões a seguir listam isso como sua principal preocupação se a complexidade dos dados não for gerenciada:

Cibersegurança: França, Espanha e Austrália/Nova Zelândia

Ceticismo da liderança: França, Espanha, Japão

Uso ineficiente em toda a organização: Austrália/Nova Zelândia

Falta de visibilidade: Japão

A liderança quer resultados na Nuvem agora

A sustentabilidade tornou-se um impulsionador inesperado da nuvem, com quase oito em cada dez executivos de tecnologia citando os resultados ESG como críticos para sua estratégia de nuvem. No entanto, o retorno sobre o investimento (ROI) é uma preocupação entre a liderança, com 84% dos executivos de tecnologia dizendo que sua estratégia de nuvem já deve mostrar resultados em toda a organização.

Contexto global:

– Quase metade dos executivos de tecnologia (49%) relata que, quando as discussões sobre estratégia de nuvem acontecem, as preocupações com custos surgem com frequência ou o tempo todo.

– A regulamentação e conformidade de dados é outro driver de nuvem, com vários regulamentos locais promovendo sua estratégia Multicloud na maior parte ou parte do tempo.

Executivos de tecnologia consideram IA como uma possível solução

No próximo ano, mais de um terço (37%) dos executivos de tecnologia relatam que metade ou mais de suas implementações em Nuvem serão suportadas por aplicativos baseados em IA. Quase metade dos executivos de tecnologia em empresas menores – aquelas com menos de 250 funcionários – espera atingir a marca de 50% no próximo ano e 63% até 2030, enquanto as empresas maiores ficam para trás.

Contexto global:

– Os EUA lideram EMEA e APAC em planos para implementar aplicativos de Nuvem baseados em IA no próximo ano, com França e Japão como exceções em suas regiões.

– O dimensionamento da IA ​​é a principal prioridade na EMEA e na APAC, mas é a segunda prioridade nos EUA, atrás do cumprimento da conformidade regulatória.

“O relatório de pesquisa global da NetApp revela uma desconexão entre os executivos de fora da TI e os de dentro – especificamente, os líderes que trabalham para executar na Nuvem são os mais arraigados nas questões de custo e complexidade, enquanto aqueles de fora da TI ainda não entenderam completamente. No processo de mudança para a Nuvem, os líderes estão enfrentando desafios, deixando espaço para os fornecedores resolverem esses problemas atuais ou ainda a serem descobertos”, disse Randy Kerns, estrategista sênior e analista do Evaluator Group. “À medida que os clientes expressam preocupações com a implementação da nuvem, os fornecedores têm a oportunidade de criar e oferecer soluções para simplificar o processo”, complementa.

À medida que as organizações migram cada vez mais para ambientes Multinuvem, a NetApp visa aliviar os gargalos de eficiência, permitindo que os líderes de TI gerenciem seus sistemas em uma interface de usuário simplificada. Ao adotar uma abordagem de Nuvem evoluída, a NetApp está liderando a cobrança pelo armazenamento e gerenciamento de Nuvem de última geração – equipando as equipes com as ferramentas necessárias para se manterem atualizadas com as principais tendências descritas no relatório de pesquisa acima (por exemplo, otimização de custos, avaliação de riscos e de forma sustentável).

Serviço
www.netapp.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.