book_icon

Morre Gordon Moore, cofundador da Intel e ícone da indústria de semicondutores

Criador da Lei de Moore, ele previu em 1965 que o número de transistores em um circuito integrado dobraria a cada dois anos e a capacidade de processamento a cada 18 meses

Morre Gordon Moore, cofundador da Intel e ícone da indústria de semicondutores

Gordon Moore, cofudador da Intel e criador da célebre Lei de Moore (a quantidade de transístores de um circuito integrado dobraria a cada dois anos), faleceu aos 94 anos. De acordo com nota da Gordon and Betty Moore Foundation, Moore faleceu pacificamente na sexta-feira, 24 de março de 2023, cercado por familiares em sua casa no Havaí.

Moore e seu colega de longa data, Robert Noyce, fundaram a Intel em julho de 1968. Moore atuou inicialmente como vice-presidente executivo até 1975, quando se tornou presidente. Em 1979, Moore foi nomeado presidente do conselho e diretor executivo, cargos que ocupou até 1987, quando renunciou ao cargo de CEO e continuou como presidente. Em 1997, Moore tornou-se presidente emérito, deixando o cargo em 2006.

Durante sua vida, Moore também dedicou seu foco e energia à filantropia, particularmente conservação ambiental, ciência e melhorias no atendimento ao paciente. Junto com sua esposa de 72 anos, ele fundou a Gordon and Betty Moore Foundation, que doou mais de US$ 5,1 bilhões para causas beneficentes desde sua fundação em 2000.

“Gordon Moore definiu o setor de tecnologia por meio de sua percepção e visão. Ele foi fundamental para revelar o poder dos transistores e inspirou tecnólogos e empreendedores ao longo das décadas. Nós da Intel continuamos inspirados pela Lei de Moore e pretendemos persegui-la até que a tabela periódica se esgote. A visão de Gordon vive como nosso verdadeiro norte, pois usamos o poder da tecnologia para melhorar a vida de todas as pessoas na Terra. Minha carreira e grande parte da minha vida tomaram forma dentro das possibilidades alimentadas pela liderança de Gordon no comando da Intel, e sinto-me honrado com a responsabilidade de levar seu legado adiante”, disse Pat Gelsinger, CEO da Intel.

Antes de fundar a Intel, Moore e Noyce participaram da fundação da Fairchild Semiconductor, onde desempenharam papéis centrais na primeira produção comercial de transistores de silício difuso e, posteriormente, dos primeiros circuitos integrados comercialmente viáveis ​​do mundo. Os dois já haviam trabalhado juntos com William Shockley, o co-inventor do transistor e fundador da Shockley Semiconductor, que foi a primeira empresa de semicondutores estabelecida no que se tornaria o Vale do Silício. Ao se lançarem por conta própria, Moore e Noyce contrataram o futuro CEO da Intel, Andy Grove, como terceiro funcionário, e os três transformaram a Intel em uma das maiores empresas do mundo. Juntos, eles se tornaram conhecidos como “Intel Trinity” e seu legado continua até hoje.

Além do papel seminal de Moore na fundação de duas das empresas pioneiras de tecnologia do mundo, ele previu em 1965 que o número de transistores em um circuito integrado dobraria a cada dois anos – uma previsão que veio a ser conhecida como Lei de Moore.

“Tudo o que eu estava tentando fazer era transmitir a mensagem de que, colocando cada vez mais coisas em um chip, faríamos todos os eletrônicos mais baratos”, disse Moore em uma entrevista em 2008.

Com sua previsão de 1965 provada correta, em 1975 Moore revisou sua estimativa para a duplicação de transistores em um circuito integrado a cada dois anos pelos próximos 10 anos. Independentemente disso, a ideia da tecnologia de chip crescendo a uma taxa exponencial, tornando continuamente a eletrônica mais rápida, menor e mais barata, tornou-se a força motriz por trás da indústria de semicondutores e abriu caminho para o uso onipresente de chips em milhões de produtos do dia a dia.

Em 2022, Gelsinger anunciou a renomeação do campus Ronler Acres em Oregon – onde as equipes da Intel desenvolvem futuras tecnologias de processo – para Gordon Moore Park em Ronler Acres. O prédio RA4, que abriga grande parte do Grupo de Desenvolvimento de Tecnologia da Intel, também foi renomeado como The Moore Center junto com seu café, The Gordon.

“Não consigo pensar em uma maneira melhor de homenagear Gordon e o profundo impacto que ele teve nesta empresa do que colocar seu nome neste campus”, disse Gelsinger no evento. “Espero que tenhamos deixado você orgulhoso hoje, Gordon. E o mundo agradece.”

Trajetória

Gordon Earle Moore nasceu em São Francisco em 3 de janeiro de 1929, filho de Walter Harold e Florence Almira “Mira” (Williamson) Moore. Moore estudou na San Jose State University, na University of California em Berkeley e no California Institute of Technology, onde obteve o título de Ph.D. em química em 1954.

Ele começou sua carreira de pesquisa no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins em Maryland. Ele voltou para a Califórnia em 1956 para ingressar na Shockley Semiconductor. Em 1957, Moore co-fundou a Fairchild Semiconductor, uma divisão da Fairchild Camera and Instrument, junto com Robert Noyce e outros seis colegas da Shockley Semiconductor. Onze anos depois, Moore e Noyce fundaram a Intel.

Com Fairchild e Intel veio o sucesso financeiro. Começando com doações individuais, muitas delas anônimas, depois formando a Fundação da Família Moore e, finalmente, em 2000, criando a Gordon and Betty Moore Foundation, Moore e sua esposa buscaram por meio da filantropia tornar o mundo um lugar melhor para as gerações futuras. Sua paixão por impacto e medição eram marcas registradas de seu trabalho e aspirações filantrópicas.

Ele recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia do presidente George HW Bush em 1990, e a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honra civil do país, do presidente George W. Bush em 2002.

Depois de se aposentar da Intel em 2006, Moore dividiu seu tempo entre a Califórnia e o Havaí, servindo como presidente do conselho da Gordon and Betty Moore Foundation até a transição para presidente emérito em 2018. Moore também atuou como membro do conselho de administração da Conservation International e Gilead Sciences, Inc. Ele foi membro da Academia Nacional de Engenharia, membro da Royal Society of Engineers e membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos. Ele atuou como presidente do conselho de curadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia de 1995 até o início de 2001 e continuou como curador vitalício.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.