A Inteligência Artificial (IA) tem grande potencial na área de laboratórios. A cada dia crescem
suas aplicações para facilitar tanto o gerenciamento quanto a agilidade de emitir exames mais precisos. E nesse cenário, o Laboratório Santa Catarina, de Blumenau (SC), já desponta com a migração para um novo sistema oferecido por uma das maiores empresas de tecnologia para saúde no Brasil, a Pixeon. O Laboratório Santa Catarina implementou as ferramentas de LIS, BackOffice e Recepção Digital. Entre os benefícios estão a rastreabilidade total de todas as ações e modificações, a segurança dos dados, pois o processo de backup é automático e o atendimento imediato ao paciente, 24 horas por dia, por meio da automatização.
“O novo sistema possibilita a atualização em tempo real das informações desde a recepção o paciente, coleta e entrega dos resultados, garantindo também uma gestão otimizada dos materiais. Por meio do funcionamento em Nuvem, os dados podem ser acessados a qualquer momento em qualquer navegador, possibilitando maior rapidez, confiabilidade e eficiência na liberação dos exames”, destaca Guilherme Reverey do Prado, diretor técnico do Laboratório Santa Catarina.
Além da integração total com os principais equipamentos laboratoriais, outro grande diferencial do novo sistema é a integração com clínicas locais, permitindo o envio direto dos exames para a avaliação do médico requerente.
Assistente virtual com IA
Quantas vezes precisamos fazer um exame e ficamos em dúvida se é necessário fazer jejum e por quanto tempo? As assistentes virtuais possibilitam sanar essas e outras dúvidas, além de agilizar outros processos laboratoriais como agendamento de consultas e liberação de exames.
Ela funciona nos aplicativos de troca de mensagens do laboratório e ajuda a interagir com os pacientes que conseguem realizar uma série de agendamentos imediatamente, sem fila de espera, 24 horas por dia, no momento em que deseja ser atendido.
Para o paciente, esse sistema traz muito mais facilidade, já que ele não terá que ligar ou ir até o laboratório no horário comercial. E para os profissionais da saúde, é uma maneira de automatizar essa função, evitando sobrecarregar os atendentes e evitando até perder pacientes por falta de um atendimento imediato.
“Além de agendar, confirmar e enviar os resultados dos exames em qualquer uma das unidades do Laboratório Santa Catarina, a assistente virtual pode oferecer informações sobre a realização de exames, e tirar outras dúvidas corriqueiras como valores, endereço do laboratório, horário de atendimento, entre outras”, destaca Prado.
A IA para os laboratórios já é uma realidade capaz de modificar tanto o dia a dia dos profissionais da saúde como o relacionamento com os pacientes, ajudando a oferecer um atendimento mais preciso e adequado. Além disso, auxilia nos processos digitais e nas rotinas dos laboratórios promovendo uma jornada do paciente mais rápida e segura.
Serviço
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